quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Em visita à Embrapa, príncipe Nahurito conhece plantações de café, soja e cana

18/03/2018
in Política

Entre os compromissos oficiais durante os dias que ficará no Brasil, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, encontrou tempo em sua agenda para visitar a Embrapa Cerrados, a cerca de 35 quilômetros do centro de Brasília, para acompanhar o andamento dos projetos desenvolvidos. A visita foi um pedido pessoal de Naruhito, que já havia visitado o local em 1982. Hoje, na companhia do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, visitou duas fazendas da empesa. Lá, ele conheceu as plantações de café, soja e cana-de-açúcar.

“Ele ficou bastante impressionado de ver o café robusta no Cerrado. O Brasil é muito conhecido como produtor do café arábica, mas cada vez mais o café robusta ganha expressão no Brasil. É um café muito importante para se fazer o café solúvel, cafés de alta qualidade e de alto valor no mercado”, disse Lopes após o encontro.

Brasília   Durante visita à Emprapa Cerrado, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito é recepcionado pelo presidente da Empresa, Maurício Lopes e por pesquisadores que o acompanharam ao campo experimental da Unidade

Saiba Mais

  • Projeto que ativa infiltração da água no solo abrange 400 mil hectares de mata

Durante visita à Emprapa Cerrados, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, é recepcionado pelo presidente da empresa, Maurício Lopes, e conheceu plantações de café, soja e cana-de-açúcarMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Além disso, ele disse que o príncipe japonês ficou satisfeito em ver a evolução do país no setor. “O Brasil fez algo extraordinário num espaço de tempo muito curto. Em 40 anos, alcançou a segurança alimentar, se projetou como um grande provedor de alimentos para o mundo, isso graças ao investimento que o Brasil fez no desenvolvimento de um modelo de agricultura baseado em ciência”.

O interesse de Naruhito se justifica. Afinal, a Embrapa teve, sobretudo nas décadas de 70 e 80, uma forte parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jaica). Com essa parceria, foi possível, por exemplo, avançar nas pesquisas de correção do solo ácido do Cerrado. Com conhecimento técnico e equipamentos japoneses, a Embrapa conseguiu plantar com sucesso soja, café, milho, algodão, dentre outras culturas.

“Nós recebemos equipamentos muito importantes num momento em que era difícil estruturar e montar laboratórios. A cooperação japonesa teve um papel muito importante no desenvolvimento dessa unidade”, disse Lopes. “Parcerias, como a Embrapa – Jaica ajudaram o Brasil a transformar seus solos, grandes extensões de solos pobres e ácidos, em solos férteis. Ajudou a tropicalizar cultivos e também no desenvolvimento de práticas sustentáveis”, completou.

Além disso, Naruhito foi presidente honorário do Conselho Consultivo da Secretaria-Geral das Nações Unidas sobre água e saneamento. Ele será palestrante do painel Água e Desastres, amanhã (19), no 8º Fórum Mundial da Água. Em sua visita ao Brasil também estão previstos um almoço e uma reunião bilateral com o presidente Michel Temer.

Edição: Carolina Pimentel

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/em-visita-embrapa-principe-nahurito-conhece-plantacoes-de-cafe-soja-e-cana

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.