domingo, 13 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Planetário de Brasília abre programação especial sobre água e saneamento

19/03/2018
in Política

 Brasília   O coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic discursa durante o lançamento da campanha Vidas Negras, pelo fim da violência contra jovens negros (Wilson Dias/Agência Brasil)

Toda a programação do evento foi pensada para evidenciar as relações entre água e saneamento, diz coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic     Wilson Dias/Arquiivo/Agência Brasil

Uma exposição multimídia dedicada à temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em água potável e saneamento, foi aberta na tarde desta segunda-feira (19) no Planetário de Brasília. O Planeta ODS é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, em parceria com a Presidência da República e o governo do Distrito Federal. Até sexta-feira (23), estão programadas no local diversas mesas de debates sobre o assunto e lançamentos de publicações, além de exposição fotográfica e mostra de vídeos, incluindo uma exibição especial de filme em tela fulldome (360 graus). O evento é gratuito e ocorre paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água, que também está sendo realizado em Brasília e vai até sexta-feira.

“Toda a programação preparada aqui foi pensada para evidenciar as relações entre água e saneamento e as outras temáticas contempladas na Agenda 2030. Os ODS oferecem uma nova concepção para transformar a agenda de desenvolvimento global, combatendo a pobreza e a desigualdade, e promovendo políticas integradas, planejamento e governança, para alcançar um desenvolvimento sustentável e equitativo, ao mesmo tempo”, afirmou o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, na abertura da exposição.

Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. São 17 os objetivos globais, além demais 169 metas a serem atingidas ao longo da próxima década em todo o planeta. No caso da exposição do Planeta ODS, o ponto focal é justamente o objetivo número 6, que é a garantia de acesso universal à água potável e ao saneamento básico. “A ideia é que esse espaço seja um locus [lugar, local] de discussão sobre todos os ODS, mas tendo a água como ponto de conexão entre eles”, explica Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud.

Presente ao evento, o governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, relembrou a grave crise hídrica vivida pela população de Brasília desde 2016, que teria sido, segundo ele, uma combinação de falta de investimentos, ocupação desordenada do território e redução do volume de chuvas ao longo dos últimos anos.

Brasília   O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participa da abertura oficial do 8 Fórum Mundial da Água, no Palácio Itamaraty (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Rodrigo Rollemberg: crise hídrica resultou da falta de investimento, ocupação desordenada do solo e

do menor volume de chuvasMarcelo Camargo/ABr

Rollemberg aproveitou para enumerar obras em andamento para ampliar o abastecimento de água no DF, como a Barragem de Corumbá, em andamento, e os sistemas de captação e tratamento de água do Córrego Bananal e do Lago Paranoá, em funcionamento desde o ano passado. “Essas obras têm permitido que novas captações possam atender a cidades que antes eram atendidas pela Barragem do Descoberto, barragem essa que em novembro (de 2017) atingiu 5% de sua capacidade e, neste momento, está com 68% de sua capacidade e avançando”, afirmou.

Glossário da água

O Sistema ONU no Brasil também lançou, durante o evento, o quarto glossário dos ODS, edição que trata o objetivo número 6, sobre água e saneamento. A série de glossários, uma para cada um dos 17 ODS, tem o objetivo de divulgar conceitos internacionalmente acordados em torno das metas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segundo Niky Fabiancic, da ONU. Na próxima quinta-feira (22), será lançado o Relatório Mundial da Água 2018.

Edição: Nádia Franco

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/planetario-de-brasilia-abre-programacao-especial-sobre-agua-e-saneamento

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.