sexta-feira, 5 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Serviços essenciais é área mais reclamada no Procon em 2017

20/03/2018
in Mato Grosso

O Procon Estadual divulgou nesta segunda-feira (19.03), o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2017. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 e pode ser consultado na íntegra aqui ou no site do Procon-MT.

A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, explica o superintendente André Rondon Badini, é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-Artigo 44). Integram o documento as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas.

Com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o consumidor pode saber que fornecedores têm mais reclamações no Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores. “Isso pode ser decisivo na hora de comprar produtos ou contratar serviços”, salienta o superintendente.

Em 2017, o Procon Mato Grosso totalizou 17.746 atendimentos. Deste total, 9,31%, ou seja, 1.653 são classificadas como reclamações fundamentadas. Do total de reclamações fundamentadas, 1.387 (83,9%) são reclamações fundamentadas atendidas (que foram solucionadas pelo fornecedor) e 266 (16,1%) são reclamações fundamentadas não atendidas (que não foram resolvidas pelo fornecedor).

Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou a ‘Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia’, em segundo lugar a ‘Águas Cuiabá’; em terceiro lugar a ‘Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA’; em quarto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em quinto lugar ‘Claro S.A.’; em sexto lugar a ‘Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA’; em sétimo o grupo ‘Americel S/A’; em oitavo lugar a ‘Casas Bahia Comercial LTDA’; em nono lugar a ‘Motorola Industrial LTDA’ e em décimo lugar a ‘Via Varejo S/A’.

Em 2017, a área de ‘Serviços Essenciais’ ocupou o primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 646 registros, superando a área ‘Produtos’ que liderou o ranking em 2013, 2014, 2015 e 2016. Em 2017, ‘Produtos’ ficou em segundo lugar no Cadastro, com 577 reclamações fundamentadas.

É necessário destacar, no entanto, que embora a área ‘Produtos’ tenha liderado nos últimos quatro cadastros, a diferença em 2016 para a área ‘Serviços Essenciais’ – que ocupava o segundo lugar – era de apenas 0,8%. Em 2017, as posições se invertem e a diferença do primeiro para o segundo colocado sobe para 4,2%. Ou seja, ‘Serviços Essenciais’ assume a liderança do Cadastro de Reclamações Fundamentadas com 39,1% das reclamações e a área ‘Produtos’, que ficou na segunda posição, tem 34,9%.

No ranking por área, em terceiro lugar aparece ‘Serviços Privados’, com 11,8% das reclamações; em quarto lugar, ‘Assuntos Financeiros’, com 9,6%; em quinto lugar a área ‘Alimentos’, com 2,0% das reclamações; em sexto lugar ‘Habitação’, com 1,6%; e em sétimo lugar a área ‘Saúde’, com 1,0% das reclamações registradas.

Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:

1) Serviços Essenciais: 1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia; 2) Águas Cuiabá S.A. 3) Claro S.A.

2) Produtos: 1) Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; 2) Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA; 3) Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA

3) Serviços Privados: 1) Sky Brasil Serviços LTDA; 2) Claro S.A; 3) LP Formaturas LTDA. ME

4) Assuntos Financeiros: 1) Banco do Brasil S.A.; 2) Caixa Econômica Federal; 3) Banco Santander (Brasil) S.A.

5) Alimentos: 1) Supermercado e Atacado Saqito LTDA; 2) Petrolstyll Conveniência e Serviços LTDA; 3) Loeri Lachman dos Santos ME

6) Habitação: 1) Concremax Concreto Eng. e Saneamento LTDA; 2) MRV Engenharia e Participações S/A; 3) Caixa Econômica Federal

7) Saúde: 1) Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico; 2) ELO Administradora de Benefícios LTDA; 3) Ótica Matiz LTDA EPP

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, em primeiro lugar está o ‘Banco do Brasil S.A.’; em segundo lugar ‘CNova Comércio Eletrônico S.A.’; em terceiro lugar a ‘OI S/A’; em quarto lugar a ‘Americel S/A’; em quinto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em sexto lugar ‘Vivo S.A.’; em sétimo lugar a ‘Caixa Econômica Federal’; em oitavo lugar ‘Via Varejo S/A’; em nono lugar a ‘Sony Ericsson Mobile Communications do Brasil LTDA’ e em décimo lugar a ‘Lojas Americanas S.A.’.

Confira, abaixo, a relação dos problemas mais reclamados:

1º) Cobrança indevida/Abusiva: 698

2º) Produto com vício: 335

3º) Garantia (abrangência, cobertura, etc): 83

4º) Vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio): 52

5º) Serviço em desacordo com a norma/lei: 44

6º) Fila em banco: 34

7º) Manual de instrução (em língua estrangeira/falta de informação/ informação incorreta): 33

8º) Defeito/risco à saúde e segurança: 32

9º) Venda enganosa: 23

10º) Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato): 20

Reclamação

São chamados de ‘reclamações’ os atendimentos registrados no Procon e que apresentem uma das situações abaixo:

1- Os documentos trazidos pelo consumidor, por si só, demonstram elementos suficientes que caracterizam a violação de direitos;

2- O fornecedor é reincidente na prática infrativa;

3- O fornecedor descumpre acordo celebrado com o Procon anteriormente;

4- Demandas complexas que demandam instrução probatória dos fatos alegados.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9453261

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.