terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agressor de mulher deverá passar por audiência para ser liberado, prevê projeto aprovado na CCJ

21/03/2018
in Política

Uma nova exigência poderá ser feita para a revogação da prisão preventiva de agressores enquadrados na Lei Maria da Penha. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (21) projeto que condiciona a libertação do acusado ao comparecimento a audiência de admoestação (advertência), a ser realizada com a participação do juiz, de seu advogado e de um promotor público. A proposta é do ex-senador Pedro Taques.

A audiência terá o objetivo de alertar o acusado sobre a necessidade de cumprir as medidas protetivas estabelecidas com base na lei. O agressor deverá ser conscientizado sobre seus deveres como pai e companheiro e alertado sobre o risco de voltar à prisão caso descumpra as condições impostas para sua soltura, como explica a relatora do PLS 328/2013, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

“O objetivo dessa audiência é advertir o agressor sobre as consequências do descumprimento das medidas a que estará obrigado. É importante ter em mente que essa audiência terá lugar apenas na hipótese de revogação da prisão preventiva, por decisão do mesmo juízo que a decretou. Não se aplica, portanto, aos casos de ordem concessiva de habeas corpus, em que há verdadeira cassação do decreto de prisão, por ilegalidade ou abuso de poder”.

Prazo

Marta recomendou a aprovação com uma emenda. Sua intenção foi estabelecer prazo de 48 horas, a contar da decisão da revogação da prisão preventiva, para a realização da audiência.

“Sem isso, a liberdade do preso poderia ser obstada pela burocracia das varas judiciais”, explicou.

Se não receber recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposta será enviada em seguida para a Câmara dos Deputados.

O projeto integra a chamada pauta feminina, um conjunto de projetos em tramitação no Senado com temas de interesse direto das mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/21/agressor-de-mulher-devera-passar-por-audiencia-para-ser-liberado-preve-projeto-aprovado-na-ccj

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.