Nesta sexta-feira (23.03) 71 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso serão promovidos de 3º sargento para 2º sargento em cerimônia realizada no Palácio Paiaguás. A solenidade extemporânea de promoção começa às 18h no Salão Nobre Cloves Vettorato e contará com a participação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques e do Comandante-geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges.
A promoção ocorre fora das datas promocionais porque os militares foram efetivados na corporação no dia 21 de dezembro de 1994, apenas alguns dias depois do dia 2 de dezembro, uma das duas datas estabelecidas de promoção. Desta forma, a cada ano, os militares desta turma completavam o tempo mínimo para promoção sempre após a data.
Para não deixá-los neste descompasso, a Lei 10650, que complementa a lei de promoção de militares, buscou corrigir essa diferença com a promoção desta turma especificamente. Os militares fizeram o Curso de Formação de Soldados, foram efetivados no Corpo de Bombeiros em 1994, passaram pelo posto de cabo e nesta sexta receberão mais uma divisa, a de 2º sargento. Os 71 sargentos estão distribuídos nas 18 unidades do Corpo de Bombeiros Militar.