terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Secretaria da Mulher anuncia concurso de ilustrações sobre Lei Maria da Penha

21/03/2018
in Política

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Banco Mundial, vai promover a 5ª edição do concurso sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06), que visa combater a violência doméstica. Neste ano serão premiadas ilustrações com o tema “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Café da manhã da Bancada Feminina para comemorar o mês da mulher. Dep. Gorete Pereira (PR   CE)
Gorete Pereira anuncia o lançamento do concurso

O anúncio foi feito pela procuradora da Mulher da Câmara, deputada Gorete Pereira (PR-CE), em café da manhã da bancada feminina nesta quarta-feira (21). O edital de lançamento do concurso deverá ser publicado nos próximos dias, após aprovação final da Diretoria-Geral da Câmara. Mas a procuradora adiantou que o concurso deverá ter início em abril e a cerimônia de premiação deverá ser em agosto, mês de aniversário da Lei Maria da Penha.

Cartilha
No café da manhã, também foi lançada a cartilha “Como criar uma Procuradoria da Mulher nos estados e municípios”. Atualmente apenas oito estados possuem uma procuradoria da mulher em suas assembleias legislativas – Ceará, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Espírito Santo e Amazonas.

Gorete Pereira destacou a importância do órgão: “Em conexão com o Executivo de cada estado, ele forma uma rede de proteção às mulheres e ajuda a reunir as estatísticas sobre violência principalmente”, disse.

Dados sobre violência
No evento, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou a aprovação nesta terça-feira (20), pelo Plenário da Câmara, do Projeto de Lei 5000/16, do Senado, que cria a Política Nacional de Dados e Informações relacionadas à Violência contra as Mulheres. A finalidade da política é reunir, organizar e disponibilizar dados sobre todos os tipos de violência contra as mulheres. Devido às mudanças feitas no projeto na Câmara, o texto será enviado ao Senado para nova votação.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Café da manhã da Bancada Feminina para comemorar o mês da mulher. Dep. Benedita da Silva (PT   RJ)
Benedita da Silva elogia aprovação de projeto para reunir dados sobre violncia contra mulheres

Segundo Benedita da Silva, hoje não existem, por exemplo, dados concretos sobre o desaparecimento de pessoas com recorte de gênero, mas são muitas as mulheres que desaparecem especialmente nas favelas. “Ocorre muito, desde casos de mulheres que vão para o exterior para trabalhar e, chegando lá, são colocadas na prostituição, até os casos de mulheres que desaparecem nessas áreas porque são assassinadas”, disse.

Durante o café da manhã, as parlamentares também lamentaram o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco em pleno mês da mulher e destacaram a necessidade de mais mulheres no Legislativo para defenderem seus direitos.

Hoje a bancada feminina na Câmara ocupa apenas 10% das vagas, e há capitais sem nenhuma vereadora em suas câmaras municipais.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/554857-SECRETARIA-DA-MULHER-ANUNCIA-CONCURSO-DE-ILUSTRACOES-SOBRE-LEI-MARIA-DA-PENHA.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.