terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Padre Fabrício Farias explica a Semana Santa

22/03/2018
in Redação SP

Entenda o significado de cada dia que relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus

A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, convidando os cristãos à conversão e mudança de vida. Celebrar a Semana Santa é celebrar a vitória de Cristo em nossas vidas. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. Vamos entender o significado de cada dia Santo:

Domingo de Ramos:

Com esta celebração se dá o início da Semana Santa, dia em que se comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus” gritando “Hosana ao Filho de Davi”. E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então todo sofrimento de Jesus. Nos dias de hoje, os fiéis católicos levam para a igreja ramos, para serem abençoados, como símbolo de sua fé.

Segunda-feira santa:

Neste dia, se reflete o momento em que Jesus descansou, na casa de uma família muito estimada, a casa de seu amigo Lázaro, de Marta e Maria Madalena.

Terça-feira santa:

É o dia, que com grande tristeza, Jesus anuncia sua morte, causando tristeza e sofrimento aos discípulos. Anunciou também que seria traído e indicou Judas como seu traidor.

Quarta-feira santa:

No Evangelho deste dia, é apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos a negociação com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceitou assim, trinta moedas de prata como recompensa para entregar Jesus.

Quinta-feira santa:

É o dia que se relembra a última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus discípulos. Foi aqui, que Jesus instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e no seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte Getsêmani e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia neste dia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus nesta noite.

Esta celebração é dividida em quatro grandes acontecimentos que dão o início ao Tríduo Pascal. São eles:

Santos óleos
Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos Santos Óleos que serão usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Lava-pés
O Lava-pés é um ritual litúrgico que é realizado durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando se recorda a última ceia do Senhor.
Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstrou seu amor por cada um e mostrou a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem.

Instituição da Eucaristia
Com a celebração da Ceia do Senhor, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o seu corpo e o seu sangue sob as espécies do pão e do vinho, e entregou aos seus apóstolos para que tomassem e comessem e assim fizessem com seus sucessores.
A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real de Jesus Cristo sob as aparências de “Pão e Vinho”.

Instituição do Sacerdócio
Jesus quis, assim como fez na última ceia, que seus discípulos se reunissem e se recordassem sempre dele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

Sexta-feira da Paixão:

Relembramos o dia em que Jesus Cristo é crucificado após sua prisão, julgado e açoitado, recebendo a coroa de espinhos na cabeça, onde é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carregou a sua própria cruz até o Calvário, onde ao meio-dia foi crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde entregou seu espírito nas mãos de Deus e morreu. O seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.

Neste dia, a igreja pratica o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus.

Sábado de Aleluia – Vigília Pascal:

Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece em silêncio junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, esperando, na oração e no jejum, a Ressurreição de Jesus.

Ao final do dia igreja inicia a Vigília Pascal, onde os fiéis estão à espera da ressurreição. Esta celebração termina no amanhecer do outro dia, onde a Páscoa de Jesus acontece. É a vida que vence a morte!

Nesta celebração temos várias partes importantes. Entre elas:

Bênção do fogo
Neste dia a Igreja, prepara uma fogueira onde estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote e aceso. O padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo.

Procissão do Círio Pascal
As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O Padre levanta o Círio Pascal proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”.
Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado é a luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida.

Proclamação da Páscoa
Neste momento a igreja anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu e de toda a terra. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre a morte.

Liturgia da Palavra
Nesta noite, a comunidade cristã relembra toda a criação e festeja a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa:

É o dia mais aguardado pelos fiéis, o Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de sua sepultura e vence a morte. Nos mostra profundamente e nos traz a mensagem de que nós também não podemos parar em nossas cruzes, assim como Ele não parou na cruz, nós em nossos dias atuais devemos ir adiante, vencendo nossas cruzes e conquistando nossos objetivos e realizações, lembrar que ao lado do pé da cruz de Jesus estava Maria, assim sendo, diariamente Ela também está ao lado do pé de nossas cruzes intercedendo a Deus por nós. Ao cair da cruz, Maria nos acolhe em seus braços e nos leva adiante por amor e com amor. Páscoa então, é o dia do grande milagre onde nos mostra o verdadeiro valor da vida! O dia em que Cristo volta à vida através da sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Acompanhe o trabalho do sacerdote através das redes sociais: 

Valha-me Nossa Senhora: https://www.youtube.com/watch?v=RMMGGDPJGhw

Facebook: https://www.facebook.com/PadreFabricioFarias/

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.