terça-feira, 1 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Medidas já reduziram o consumo de água no Senado em 28%

23/03/2018
in Política

Nesta quinta-feira (22), celebra-se o Dia Mundial da Água. O cuidado com esse bem é pauta permanente no Senado. A crise hídrica no Distrito Federal, agravada em 2017, contribuiu para algumas decisões, mas a Casa já vinha adotando medidas para a redução do consumo de água desde 2013. A queda no consumo de água comparando-se 2014 e 2017 foi de 28,7%.

Durante esse período, dois setores, principalmente, atuaram para forçar a redução do uso de água: a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e o Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCAS).

imagem23-03-2018-05-03-10O diretor da Sinfra, Joelmo Borges, explica que o primeiro passo foi uma revisão de todos os prédios em busca de pontos de vazamento. A varredura incluiu bacias sanitárias e válvulas com defeito, que foram trocadas por modelos de menor consumo. A Secretaria também vedou quase todas as torneiras usadas para irrigação, deixando apenas 10 em funcionamento, e substituiu algumas delas por modelos mais econômicos. Outra medida foi a instalação de redutores de pressão na saída dos reservatórios e em algumas torneiras, de forma a diminuir o fluxo de água.

A diretriz foi adotada também pelo Viveiro do Senado, que faz cultivo de mudas para abastecer a Casa e para doação em parceria com outros órgãos. As espécies que precisam ser regadas o ano todo foram substituídas por plantas xerófitas, que apresentam baixa demanda hídrica, como a família dos cactos e dos agaves. Adaptadas ao nosso bioma, elas podem passar o período de seca sem uma gota d’água.

Até para produzir mudas, o Viveiro reaproveita água da chuva. E, ao doar mudas, ajuda na produção de água em Brasília, uma vez que parte dessas árvores vai crescer nas matas ciliares e nas margens de nascentes. Em 2017, foram 700 mudas, entre árvores e herbáceas, doadas à Cidade Estrutural. Ao todo, o Viveiro do Senado, criado em 2013, já doou cerca de 2 mil mudas.

Essas e outras ações decorrem do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS), implantado em 2015. O documento prevê, entre outros eixos temáticos, um conjunto de ações que visam à redução do consumo de água e medidas para uma gestão mais eficiente e sustentável do Senado.

A coordenadora do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais, Karin Kassmayer, explica que entre as ações previstas no PGLS para o biênio 2017/2018 estão um estudo de viabilidade para estender o aproveitamento da água da chuva a outros setores e também a possibilidade de medidores individuais nos órgãos da Casa. Karin lembra que todas as iniciativas caminham de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997), que determina o desenvolvimento de plano de gestão ambiental e de uso racional da água por parte das instituições.

Com informações do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/22/medidas-ja-reduziram-o-consumo-de-agua-no-senado-em-28

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.