Mais de 400 agentes comunitários de saúde de cinco regionais e área rural de Cuiabá participaram nesta segunda-feira (26.03), de uma capacitação para auxiliar no trabalho de regulação dos pacientes que farão cirurgias oftalmológicas na 13ª edição da Caravana da Transformação. As orientações foram repassadas pela Coordenação Geral da Caravana e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Palácio Paiaguás.
Além de poder divulgar as informações nas comunidades e auxiliar no filtro dos pacientes com idade a partir de 55 anos (público alvo), os agentes também foram alertados sobre como proceder em relação à documentação necessária para o cadastramento, casos que precisam de encaminhamentos médicos, postos credenciados, e as cirurgias nas patologias de pterígio, catarata e yag laser. A Caravana será realizada entre os dias 16 de Abril a 10 de Maio, na Arena Pantanal.
“Estamos organizando a parte estrutural e de divulgação de mídia, mas a principal forma de atrair a população é esse contato direto feito pelos agentes de saúde, que convivem diariamente e sabem da realidade de cada bairro e de cada morador que pode ter catarata e está na fila de espera há anos”, destacou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.
De acordo com o coordenador da regional Norte na Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Guimarães de Souza, todos estão empenhados em desenvolver um bom trabalho junto ao Governo do Estado.
“Assim como nos municípios menores, a capital também tem uma demanda grande de pessoas que precisam destes atendimentos na área de oftalmologia. Estas informações são essenciais e vão beneficiar tanto quem está na organização, quanto quem vai ser atendido, porque há toda uma preocupação com o acolhimento e esclarecer os procedimentos da melhor forma”.
A regulação pode ser feita até o dia 12 Abril nos postos credenciados pelas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Nos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres, contemplados nesta edição, a regulação é feita apenas na Secretaria Municipal de Saúde.
“Assim como a população que nos procura com dúvidas sobre como participar da Caravana, as equipes de trabalho também querem estar preparadas para saná-las. Hoje orientamos os agentes e fizemos questão de conscientizá-los sobre a importância do paciente não perder a oportunidade de fazer a cirurgia”, disse a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.
Em Cuiabá, a regulação pode ser feita na Clínica da Família (CPA I), Policlínica do bairro Planalto, Centro de Saúde do Tijucal, Policlínica do bairro Pedra 90, Centro de Saúde do bairro Quilombo, Policlínica do Verdão, Centro de Saúde do bairro Dom Aquino e Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro). Para quem mora na área rural, a regulação está sendo feita na Unidade de Saúde do Distrito da Guia.
Em Várzea Grande, a população pode procurar o Centro de Especialidades em Saúde (Postão), Policlínica do bairro Cristo Rei, Policlínica do bairro Parque do Lago, Policlínica do bairro Jardim Glória II, Policlínica do bairro Marajoara e Policlínica do bairro 24 de Dezembro.
Para receber o encaminhamento, o paciente deve ter a partir de 55 anos e apresentar documento de identificação, comprovante de endereço atual e cartão SUS. O cadastramento é gratuito.