segunda-feira, 8 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mostra revela obras de arte criadas por pacientes do Adauto Botelho

26/03/2018
in Mato Grosso

O lado mais sensível e o talento de pacientes do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho foi revelado durante a Mostra de Produções Artísticas organizada na manhã desta sexta-feira (23.03) pela equipe de Arteterapia e de Terapia Ocupacional da unidade.

Telas, peças artesanais em tecido, doces e biscoitos, produtos criados pelas mãos dos pacientes durante oficinas fizeram parte da mostra e foram criados durante oficinas que buscam contribuir com a recuperação e a integração social dessas pessoas. Além do talento, a mostra reflete a eficiência da equipe multidisciplinar da unidade que é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

De acordo com a arteterapeuta Glauci Maria Ferreira, da ala masculina, as oficinas terapêuticas diminuem os sintomas de ansiedade, isolamento, irritabilidade, facilitando essa integração dos pacientes ao ambiente e a outros internos.  Também são desenvolvidas oficinas laborais, como cuidados com a horta, e oficinas de socialização, a exemplo de festas temáticas, caminhadas pelo parque e futebol.

imagem26-03-2018-15-03-10

“A Arteterapia faz parte das atividades dirigidas ao conjunto de pacientes internados na Unidade 1 por indicação e conclusão dos membros da equipe multidisciplinar. São atividades de periodicidade diária, mensal ou anual que acontecem dentro das dependências da unidade 1 ou áreas externas, de acordo com a proposta terapêutica e o PTG”, explicou Glaci.

Ana Lúcia Gouveia, da ala feminina, reforça a importância da Arteterapia associada à terapia ocupacional e ao trabalho do psicólogo, do psiquiatra e assistente social na preparação do paciente para sair do hospital e retornar à sociedade. “Inclusive a Arteterapia foi incluída agora como prática integrativa do SUS pelo Ministério da Saúde, mas já é adotada há 13 anos aqui no Adauto Botelho”, pontua Ana Gouveia.

Solange Lopes, terapeuta ocupacional, assim como Glaci Ferreira e Ana Gouveia, presta serviços no Adauto Botelho há 14 anos e tem uma história de afeto e abnegação pelos pacientes e pelo trabalho que lhes proporcionam, muito mais do acúmulo de experiência profissional, o crescimento pessoal.

“Trabalhar aqui é questão de dedicação. Tem que gostar. Além de termos que manter uma interação com a equipe, que é muito importante, tem o envolvimento com cada um deles, principalmente porque temos uma turma diferenciada, que são os idosos, pacientes residentes, que não tem vínculo com a família, mas interagem muito bem”, ressaltou Solange.

Por meio da Terapia Ocupacional é possível ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação do paciente, estimulando condições de bem-estar e autonomia, contribuindo com os processos de produção de vida e saúde. 

Outra terapeuta ocupacional que comemora resultados é Janete Rodrigues. Uma paciente evoluiu tanto que já está prestes a ser transferida para uma Residência Terapêutica. Ela aprendeu a fazer doces, bolos e biscoitos durante as oficinas, já vai ao mercado comprar os ingredientes e vende seus produtos entre os servidores do Adauto Botelho. Metade da renda fica pra ela e a outra metade para as oficinas.imagem26-03-2018-15-03-22“Além dos profissionais acima citados, integram a equipe do Adauto Botelho enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e demais servidores, todos com o mesmo grau de comprometimento com a saúde dos pacientes”, ressaltou o diretor João Santana Botelho na abertura da mostra, mesma postura do diretor administrativo da unidade, Gilmar Fonseca. Ambos reconheceram que a SES coloca a saúde mental como prioridade.

O evento também contou com a participação da secretária Executiva de Saúde da SES, Fátima Ticianel, e do assessor de Gabinete Wagner Simplício, que reforçou a prioridade que o secretário de estado de Saúde, Luiz Soares, está dando à saúde mental.

“Estamos trabalhando ininterruptamente num projeto de requalificação do Adauto Botelho que em breve será lançado”, anunciou Simplício, ação que integra o processo de reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

imagem26-03-2018-15-03-37

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9487855

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.