Nesta terça-feira (27), o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou em Plenário a caravana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem realizado na região Sul. Para o senador, as pessoas têm participado do movimento para manifestar afeto ao ex-presidente, a quem Humberto classificou como “o maior da história do país”.
Segundo o senador, é preciso evitar os ataques que, segundo ele, têm sido feitos ao livre direito de manifestação, ao direito de ir e vir assegurado pela Constituição Federal, atentados ao patrimônio privado com depredações de veículos e também à integridade física dos participantes.
Humberto Costa informou que um ônibus que não participava da caravana foi apedrejado por grupos contrários ao movimento, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele comparou a ação à de milícias que agiram na Alemanha, nos meses que antecederam a ascensão do ditador Adolf Hitler.
— Tudo patrocinado pelo que há de mais anacrônico no país, em especial uma direita raivosa, que patrocina e aplaude esse horror civilizatório — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)