sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Especialistas destacam importância da prevenção do câncer de intestino

28/03/2018
in Política

Deputados e especialistas destacaram, nesta terça-feira (27), a importância da prevenção do câncer de intestino.
Diferentemente de outros tipos de tumor, o de intestino começa com o aparecimento de pólipos, que podem ser facilmente retirados com a realização de uma colonoscopia, mas, como não há sintomas, normalmente essas lesões passam desapercebidas por médicos e pacientes.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Seminário: Câncer de Intestino   prevenção, diagnóstico e tratamento no Brasil. Dep. Carmen Zanotto (PPS   SC)
Carmen Zanotto: um desconforto abdominal não investigado no tempo adequado pode se transformar em um câncer colorretal

O tema foi discutido em seminário realizado na Câmara dos Deputados pela Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. O evento ocorreu justamente no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino (27 de março).

A presidente da frente, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ressaltou que o câncer de intestino tem aumentado sua incidência na população brasileira e, por isso, é necessário investir em prevenção.

“Precisamos despertar nos profissionais a importância do cuidado integral do paciente e despertar nos pacientes a relevância de saber seu histórico familiar”, disse. “Um desconforto abdominal não investigado no tempo adequado pode se transformar em um câncer colorretal”, alertou Zanotto.

Rastreamento
A representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), Carmen Manzione, informou que, em 2018, mais de 36 mil brasileiros devem ser diagnosticados com a enfermidade. Segundo ela, no entanto, esses números podem diminuir com a realização de exames de rastreamento para pacientes a partir de 50 anos de idade.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Seminário: Câncer de Intestino   prevenção, diagnóstico e tratamento no Brasil
Carmen Manzione: Brasil deve registrar 36 mil novos casos de câncer de intestino em 2018

“Hoje é o terceiro câncer mais frequente no País, só perde para o de próstata e o de mama. O mais difícil de aceitar é que metade desses 36 mil novos doentes estarão mortos daqui a cinco anos, mesmo com todo o avanço dos tratamentos. Por isso, há a necessidade da prevenção e do rastreamento dos pacientes”, argumentou.

Por se assintomático no início, o câncer de intestino costuma ser fatal em 50% dos casos. Já se houver um diagnóstico precoce, a chance de sobrevivência aumenta para 90%.

Conscientização
O representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Luciano dos Santos, defendeu a realização de campanhas educativas para que a população possa adotar condutas preventivas em relação ao câncer de intestino.

“Se a gente gastar mais energia na prevenção, por meio do acesso à informação, nosso problema com o tratamento vai ser cada vez menor”, comentou.

Os especialistas presentes ao debate salientaram que alimentação saudável, ingestão de líquidos, atividade físicas e não fumar são hábitos que podem reduzir as chances de desenvolver câncer de intestino.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/555169-ESPECIALISTAS-DESTACAM-IMPORTANCIA-DA-PREVENCAO-DO-CANCER-DE-INTESTINO.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.