Apaixonada por futebol e pela Seleção Brasileira, Mônica de Paula lembra com emoção da primeira convocação. Foram nove anos defendendo a amarelinha e entre os grandes momentos da carreira está a conquista do torneio Sul-Americano em 2003, no Peru.
– Minha maior alegria durante todos esses anos de futebol foi minha primeira convocação. Aconteceu em 2000, quando eu atuava pelo São Paulo. Penso nesse dia com muito carinho, foi muito especial para mim. E entre os principais momentos com a Seleção, destaco com orgulho o título do Sul-Americano de 2003.
Assim como em 98, a competição continental de 2003 contava com dez equipes na briga pela taça: Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Argentina, Paraguai, Uruguai, além do Brasil que entrou na disputa durante o quadrangular final por ter sido o campeão da edição anterior.
Na fase decisiva, a Canarinho encarou colombianas, argentinas e peruanas na busca pelo tetracampeonato. As três vitórias vieram e, de forma incontestável, a Seleção Brasileira conquistou mais um título do torneio.
– O destaque daquela seleção foi a força e a união em busca de um mesmo objetivo. Éramos de fato uma família. Tínhamos 20 jogadoras determinadas, que queriam a todo custo conquistar o título e isso atrelado a nossa qualidade técnica nos deu tudo o que era preciso para sermos campeãs.
Ainda vivendo do futebol, Mônica continua acompanhando de perto o futebol feminino e acredita em mais uma conquista da Seleção na Copa América.
– Hoje as seleções sul-americanas estão muito niveladas técnica e taticamente. Esse ano, vejo a Argentina como a grande adversária da Seleção. Mas o Brasil sempre foi muito respeitado, e isso não mudou. Acredito que as meninas estão bem entrosadas e alinhadas para fazerem uma ótima Copa América. Temos uma boa mescla de jogadoras novas com atletas mais experientes. Só depende delas, é jogar com garra e determinação que os resultados virão.
A Seleção Brasileira Feminina inicia na próxima quinta-feira (5), diante da Argentina, a disputa da Copa América do Chile. A equipe do técnico Vadão vai em busca do sétimo título da competição, antes conhecida como Sul-Americano. E, para relembrar as seis conquistas do Brasil (91, 95, 98, 2003, 2010 e 2014), o site da CBF conversou com personagens que fizeram parte da história da Canarinho no torneio.
+Sul-Americano 91: Marcia Tafarel fala da conquista+Sul-Americano 95: Sissi conta sobre segundo título+Sul-Americano 98: Elane relembra conquista