segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas

04/04/2018
in Política

Foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (4) projeto que obriga o Poder Executivo a enviar ao Poder Legislativo uma avaliação fundamentada sobre o impacto da aprovação de uma lei que cria nova política pública. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 488/2017 Complementar, do senador Roberto Muniz (PP-BA), segue para análise da Câmara dos Deputados.

O PLS altera a Lei Complementar 95/1998, que regula o processo de produção de leis. O texto insere um novo capítulo na norma, orientando especificamente o encaminhamento de propostas legislativas que instituam políticas públicas. Com isso, todo projeto com esse objetivo deverá trazer uma avaliação prévia de seu impacto, de modo a garantir a economicidade, a efetividade, a eficácia e a eficiência das ações públicas. A intenção é tornar a gestão pública mais transparente, profissional e eficiente.

Pela proposta, ao ser criada uma nova política pública devem ser definidos, entre outros itens, os responsáveis pela coordenação e articulação das ações; as competências das principais partes envolvidas, com respectivos objetivos, papéis, responsabilidades, recursos e obrigações; o grau de focalização ou universalização da política pública, considerando as necessidades do público-alvo e os recursos disponíveis; e o  plano de gestão de riscos com a identificação dos principais problemas que podem surgir e as medidas mitigadoras para tratá-los.

Também passam a ser exigidos indicadores e metas para medição do progresso das ações, os mecanismos e procedimentos internos de auditoria e o plano de gestão documental.

Para Roberto Muniz, a falta de planejamento na elaboração e fiscalização de políticas públicas é um dos graves problemas do país, o que acaba resultando em desperdício de recursos públicos. Na justificação da proposta, ele defendeu que a avaliação de impacto legislativo ocorra antes da vigência da norma ou da política pública, “de forma a minimizar possíveis falhas quando da concretização da ação estatal, além de maximizar o retorno para a sociedade”.

O senador destacou ainda que o PLS foi fruto de discussões com membros do Tribunal de Contas da União (TCU),  – cuja atividade inclui avaliar a qualidade da implementação e o alcance de metas e objetivos dos programas e ações governamentais. Também contou com contribuições da Consultoria Legislativa do Senado, de técnicos da Câmara dos Deputados e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) afirmou que o projeto será muito útil ao Brasil.

— Registro a perfeita procedência, criatividade e importância desse projeto — disse.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) considerou que a proposta “moderniza a lei de técnica legislativa”. A senadora Ana Amélia (PP-RS) também elogiou o projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/04/aprovado-projeto-que-estabelece-normas-para-criacao-de-politicas-publicas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.