O segmento de turismo no Acre ganhará em breve uma nova ferramenta, através de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa de tecnologia Hi Position. Firmada por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), a parceria visa a instalação de um sistema que permitirá aos turistas o acesso a informações referentes ao local visitado.
O acordo foi firmado durante o World Travel Market Latin America (WTM América), evento realizado entre os dias 3 e 5 de Abril em São Paulo, considerado uma das maiores vitrines de negócios no setor de turismo na América Latina.
Durante o evento internacional, cada estado apresenta em seus estandes as opções de turismo em sua região conforme suas especificidades. A partir daí, algumas empresas têm a oportunidade de negociar conforme a demanda.
O Acre, por sua vez, apresenta os diversos atrativos turísticos do Estado rico em belezas naturais ainda pouco exploradas. Um exemplo é o Parque Estadual Chandlles, cuja biodiversidade atrai inúmeros visitantes, amantes da natureza.
Acre sendo representado na WTM América, em São Paulo (Foto: cedida)
Tecnologia à favor do turismo
Denominado Btons, o programa funciona por meio de aparelho semelhante a moedas, o qual, via tecnologia Bluetooth, permitirá o acesso a todo o conteúdo histórico do local. Além disso, possibilitará à Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) a identificação do perfil de cada turista, uma vez que, para ter acesso, será necessário cadastramento com os dados do visitante, a fim de obter informações culturais de outros lugares da região.
“Nós vamos fazer do Acre um destino turístico inteligente, com tecnologia, para atender o perfil de turista que por meio de um celular terá uma série de informações baseada em microlocalização. Será instalado em diversos pontos de visitação um dispositivo de informação. A proposta é acelerar o processo de conhecimento desses locais, e acreditamos que essa plataforma oferecerá maior interatividade com o turista no Acre”, salientou o representante da Hi Position, Armando Júnior.
Acre é um destino turístico inteligente (Foto: Cedida)
“A proposta visa a melhoria do sistema de informações e busca para os visitantes que chegam no estado. Vale ressaltar que o programa é uma concessão de Minas Gerais, a custo zero para o Acre. Nossa contrapartida será o compartilhamento dessas informações, para os demais estados da Federação”, disse a gestora da Setul, Rachel Moreira.
Em reuniões com representantes de países vizinhos tem sido abordada a possibilidade de voos diretos de Cruzeiro do Sul para Pucallpa, no Peru, e de Lima para Rio Branco, tendo em vista os interesses de turismo utilizando essas rotas.
Outra proposta que está sendo a acordada é a criação do site da Setul, o qual permitirá a publicação de fotos e comentários a respeito das viagens ao estado além de guias de turismo e produtos que o estado oferece desde bares, restaurantes, hotéis dentre outros.
Sobre a WTM
A WTM é uma feira internacional que ocorre todos anos com o prospecto de grandes negócios no setor de turismo. Na edição anterior, mais de 1.000 compradores e “hosted buyers” (compradores convidados) do Brasil, da América Latina e do resto do mundo negociaram, fizeram novos contatos e interagiram com os diversos destinos, prestadores de serviços e gerentes de produtos presentes na exposição. A expectativa para 2018 é de que esse volume de negócios seja ainda maior.
O evento é uma vitrine para novos desenvolvimentos, destinos, ofertas e tecnologias e atrai mais de 600 empresas expositoras para se reunirem e negociarem com profissionais do setor de viagens e turismo.