sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão de juristas da Câmara recebe sugestões para melhorar gestão governamental

06/04/2018
in Política

A comissão de juristas que elabora propostas de aperfeiçoamento da gestão governamental e do sistema de controle da administração pública está recebendo sugestões sobre o tema pelo e-mail [email protected].

Criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em 22 de fevereiro, a comissão vai elaborar as propostas no prazo de 60 dias. O grupo trabalha com quatro eixos temáticos:
– preferência à solução consensual de conflitos na administração pública;
– aperfeiçoamento das motivações nas escolhas administrativas;
– incentivos à melhoria da performance dos agentes públicos; e
– combate sistêmico às ilicitudes administrativas.

Foram designados para compor a comissão da Câmara o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU); a conselheira Marianna Montebello Willeman, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ); o professor Carlos Ari Sundfeld, da FGV Direito SP e colunista do site Jota; o professor Juarez Freitas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e o professor Sérgio Guerra, da FGV Direito Rio. Bruno Dantas será o presidente do colegiado, e a comissão ainda escolherá, dentre seus membros, o relator.

A participação na comissão de juristas não é remunerada, sendo considerada serviço público relevante prestado à Câmara.

Perdas com corrupção
No ato de criação da comissão, Rodrigo Maia citou estudo da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) elaborado em 2012 segundo o qual anualmente até 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, ou seja, aproximadamente R$ 100 bilhões, são perdidos com práticas corruptas.

“As fraudes contra a administração pública e o desvio de dinheiro têm se tornado progressivamente mais sofisticados, demandando maior eficiência, eficácia e efetividade da atividade de controle”, disse o presidente da Câmara.

Outros grupos
Há outros grupos de trabalho em funcionamento na Câmara para aperfeiçoar a legislação em diversas áreas, como a comissão de juristas que analisa a reforma da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92); e a comissão coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para endurecer as penas no combate ao tráfico de drogas, de armas e à lavagem de dinheiro.

Existe ainda uma comissão para debater a redução da alíquota da pessoa jurídica nos Estados Unidos, e o impacto dessa decisão na competitividade das empresas brasileira; e outra para debater o mercado de debêntures no Brasil e propor estratégias para torná-lo acessível a todos os segmentos; e por fim, uma comissão para discutir sistemas de controle no Brasil.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/555564-COMISSAO-DE-JURISTAS-DA-CAMARA-RECEBE-SUGESTOES-PARA-MELHORAR-GESTAO-GOVERNAMENTAL.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.