Educadores debatem implementação da BNCC em todo o Estado.Foto: Stalin Melo
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) realizou nesta sexta-feira, 6, o dia D sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que irá nortear a política de ensino e aprendizagem já a partir do ano letivo de 2019.
O dia D aconteceu da BNCC aconteceu em todos os 22 municípios acreanos. Em Rio Branco, as escolas de ensino médio e fundamental realizaram o debate. A partir dele, professores, gestores e coordenadores pedagógicos e de ensino começam a traçar os parâmetros para uma nova metodologia de ensino.
Desde que aprovada a BNCC, em dezembro do ano passado, a diretoria de Ensino da SEE realiza debates e percorre os municípios para que os gestores e coordenadores de núcleos ficassem a par dos novos parâmetros curriculares e daquilo que vai ser trabalhado no ensino a partir de agora.
Na Pedro Martinello, a gestora Katiane Andrade, gestora da escola, explicou que a SEE repassou todo o material que está servindo como base para a discussão da BNCC na escola. “Estamos analisando o material e os professores estão gostando dessa nova metodologia a ser aplicada”, disse.
O debate sobre a BNCC iniciou em 2015 com a contribuição de mais de 12 milhões de educadores. Em 2016 foram realizados seminários em todos os Estados brasileiros e em 2017 ela ganhou uma nova versão, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro passado.
Na escola Djalma Teles, no Jorge Lavocat, o professor José Cláudio Bezerra da Silva destacou que as mudanças sugeridas são importantes e proveitosas. “Está sendo um debate muito proveitoso para a Educação do nosso Estado, estamos vendo muita coisa nova”, fez questão de dizer.
Em outra escola da capital, na Marina Vicente, os professores também estão tendo acesso à nova BNCC. O gestor Ramiles dos Santos Azevedo explicou que a partir desse debate irá se desenvolver um novo currículo para a escola. “Fizemos um estudo sobre essa nova base para que os professores possam conhecer essa nova realidade”, disse.