quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

LIVRE DA AFTOSA | Governo do Estado lança 35ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa | RORAIMA

07/04/2018
in Roraima

Aftosa01

Com o gado vacinado e o status de livre de aftosa, novas portas são abertas para Roraima no mercado de exportação

Com o tema Pra Exportar é Preciso Vacinar, o Governo de Roraima lançou, neste sábado, 7, a 35ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. O lançamento oficial foi no Matadouro e Frigorífico Ypê, no município de Rorainópolis. A Campanha começou no dia 1º de abril e segue até o dia 30. O prazo para notificar a vacinação na Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) é até o dia 15 de maio. A meta este ano é vacinar 830 mil cabeças de gado em todo o Estado.

O município de Rorainópolis foi escolhido para o lançamento oficial por ter o quarto maior rebanho do Estado e um percencentual de 14% de crescimento em produção bovina nos últimos anos com a pecuária em expansão. Para continuidade do desenvolvimento do setor, o pecuarista Elio Gemelli, proprietário do Matadouro Ipê, destacou a importância de vacinar o gado. “Não queremos voltar ao tempo de antigamente, quando não podíamos vender carne para outros estados, por isso é preciso vacinar e manter esse status”, ressaltou.

Durante o lançamento oficial da campanha, a governadora Suely Campos destacou os avanços alcançados no setor pecuário, com a conquista do status de livre de febre aftosa com vacinação, e o trabalho exitoso dos técnicos da Aderr, que percorrem todo o Estado para vacinar e assegurar a sanidade dos rebanhos. “Este é um momento de comemoração para Roraima. O Estado ganha a oportunidade de exportar a nossa carne, que é saudável e muito saborosa. Temos avançado neste segmento tão importante da economia que é a pecuária. Nosso governo tem trabalhado para firmar uma nova economia, com o crescimento da produção agrícola e pecuária. Vamos trabalhar agora para conquistar o patamar de livre de febre aftosa sem vacinação”, disse.

Para o presidente da Aderr, Gelb Platão, a erradicação da febre aftosa no Estado só foi possível graças à vontade política da atual gestão. “Foram realizados, nestes três anos, investimentos de mais de R$10 milhões; o número de pessoal e de equipamentos dobrou; mais de 170 servidores concursados foram convocados; tínhamos 22 veículos e hoje temos 45 novos veículos para os agentes trabalharem, o que ajudou na aplicação de testes e exames clínicos importantes nos rebanhos do Estado. Com isso, erradica-se a febre aftosa”, frisou.

AGULHA OFICIAL

A Aderr enviou, na última segunda-feira, 2, uma equipe de técnicos para as regiões de Normandia, Pacaraima e Uiramutã para realizar a agulha oficial, que é a vacinação do rebanho localizado em áreas indígenas.

Para ter um alcance maior, a agulha oficial conta com a parceria da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O objetivo é vacinar cerca de 50 mil cabeças de gado.

Para a agulha oficial, o governo disponibilizou 100 mil doses de vacina e a imunização ocorre, ininterruptamente, nas cerca de 290 comunidades indígenas, sendo feita também nos fins de semana, para que possa atingir a meta de 50 mil cabeças de gado.

A Aderr vem se esforçando para cumprir as metas das campanhas, prova disso é o percentual de cobertura vacinal. O Mapa exige que pelo menos 85% do rebanho seja imunizado. No ano de 2015, a cobertura vacinal foi de 98%. Já em 2016 foi de 97,3%, e em 2017 foi de 99,16%.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O Brasil receberá em maio, na 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), o certificado internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação. O reconhecimento é em razão da abrangência do status em todo o País. Roraima será um dos Estados a receber essa certificação, o que vai permitir a exportação de carne produzida aqui.

Em novembro de 2016, Roraima conquistou o status de zona livre da aftosa com vacinação. Tal conquista foi possível, devido ao cumprimento de uma série de exigências estabelecidas pelo Mapa e pela OIE.

Foram diversas ações empreendidas até chegar à nova condição sanitária; dentre elas, o investimento de cerca de R$ 10 milhões, que foram aplicados em contratação de profissionais por meio de concurso público, compra de viaturas, implantação de escritórios no interior do Estado, entre outras ações.

A conquista do reconhecimento internacional permitirá uma ampliação de mercado para a pecuária de Roraima, que até alguns anos atrás mantinha relações comerciais apenas com o Estado do Amazonas.

Este reconhecimento também deverá colaborar para o crescimento do rebanho local, uma vez que a demanda aumentará, em virtude da expansão das relações comerciais.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=4493

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.