A Câmara dos Deputados sedia nesta semana reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Participarão do encontro deputados e deputadas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Entre os assuntos a serem discutidos estão a alteração do estatuto da AP-CPLP para instalação do Secretariado Permanente e a minuta de declaração da Assembleia Parlamentar sobre o Combate à Violência contra a Mulher. Também deve ser debatida a proposta da Assembleia Nacional de Angola para que a sede do órgão seja em Luanda.
A Assembleia
A AP-CPLP é o órgão de coordenação entre os parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que reúne representações dos parlamentos de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.
São objetivos da Assembleia Parlamentar, entre outros, contribuir para o fortalecimento da democracia; promover e defender os direitos humanos; combater todos os tipos ilícitos de tráfico; e promover o intercâmbio de experiências entre os respetivos parlamentos, deputados e funcionários.
A abertura do evento será realizada nesta terça-feira (10), às 10 horas, no plenário 9. O evento continua na quarta-feira (11).