quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 8:12 – Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos.

09/04/2018
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]A sabedoria dá boas mentes aos homens! A prudência é a sabedoria aplicada. Imaginação criativa, conhecimento expansivo, soluções inovadoras e genialidade inventiva são dádivas de Deus; e elas são dadas a homens e para homens onde a sabedoria é exaltada. Se a sabedoria é exaltada – o temor de Deus e o amor pelas Escrituras – inovações e inventos engenhosos surgirão, seja por aqueles homens ou para aqueles homens. Salomão promoveu a sabedoria para os homens por esta benção decorrente dela.

Toda vez que você usa a tecnologia, benefícios de novos procedimentos, ou lhe são reveladas novas soluções, lembre-se de abençoar o bondoso Deus do céu pela “genial invenção” e exalte a sabedoria que a descobriu. A Senhora Sabedoria é a bondosa origem da prudência e do conhecimento no progresso dos homens. Ela se alegra em servir e ajudar os filhos dos homens (Pv 8:31). Não considere como corriqueiro os avanços que enlevam a sua vida.

A sabedoria aplicada é prudência, e leva a adaptar novos métodos para realizar antigas tarefas de uma maneira mais fácil, mais econômica, e mais eficiente. Os avanços de qualquer sociedade dependem do grau de sabedoria e bênçãos que recebem do Altíssimo. A sabedoria busca soluções superiores às dificuldades que os outros consideram como sendo inevitáveis. Desprezo de métodos tradicionais, obsessão por experimentos, ausência de medo de fracassar, e visão de algo atualmente inexistente são dádivas de Deus. Tais características geram inventores!

A sabedoria é útil para conduzir (Ec 10:10). Um tolo se gaba do tamanho dos seus bíceps adquiridos na derrubada de árvores com um machado cego; mas um homem sábio usa uma lima para afiar o seu machado, levando-o a cortar árvores numa fração do tempo e do esforço do tolo. Enquanto que um machado afiado é superior a um machado cego, uma serra elétrica é muitas vezes superior a um machado afiado! A sabedoria leva à prudência e a invenções criativas! Mas alguns homens e algumas sociedades são eternos tolos!

Cultivar não é o resultado de meio-macacos de Neandertal fazendo experimentos por erro e omissão através de muitos anos – é uma dádiva da sabedoria de Deus (Is 28:23-29). Ainda existem homens em certas partes do mundo que ainda não pensaram em plantar e colher. Eles estão satisfeitos em correr atrás de lebres com bumerangues ou atirar em macacos com zarabatanas. O plantio, fertilização, remoção de ervas daninhas, molhar, colher e processar os vários grãos alimentícios é uma dádiva dos céus. Leia a passagem dada e regozije-se no SENHOR!

Você glorifica a Deus por máquinas de lavar, computadores, sorvete e aviões? Você está agradecido pela sabedoria dos cartões de crédito, de pesos e medidas precisas, das atividades bancárias estáveis, e do sistema legal da inocência presumida? Você se regozija no Senhor pelas autoestradas interestaduais, antibióticos, a Internet, o forno micro-ondas, e o gelo barato? Você deveria!

Quando Moisés precisou construir o complexo tabernáculo para Israel adorar a Jeová, Deus tinha preparado homens dotados de grande sabedoria para executar a tarefa (Êx 31:1-11; 35:30-35). Deus também deu a Davi o desenho e os detalhes para o templo que Salomão edificaria, e ele o abençoou com a capacidade de inventar instrumentos musicais para a adoração naquele templo (ICr 28:11-21; Am 6:5).

Enquanto Deus deu aos descendentes de Caim o gênio criativo, o conhecimento e as invenções deles, que não usaram para a glória de Deus, trouxe grande ira sobre eles e os seus filhos (Gn 4:17-22; Ez 16:1-59; At 14:15-17; Rm 1:18-28; 2:4). As bênçãos, não usadas corretamente pelos homens ímpios, são rapidamente transferidas para um uso melhor pelos justos (Jó 27:16-17; Ec 2:26)!

Não sejam arrogantes a respeito das suas prudências (Is 5:21). Deus adora cegar e confundir aqueles se imaginam sábios (Jó 5:12-13; Jr 8:8-9; Mt 11:25-26; ICo 1:19-20; 3:19-20). Sabedoria e prudência não utilizadas para a glória de Deus serão tirados, deixando o homem ou a nação como um tolo tagarela (Is 10:13-16; 19:11-14; 29:13-14; Lc 8:18). Humilhe-se como uma criança, dê a glória a Deus, e Ele o tornará sábio (IRs 3:5-14; ICo 3:18)!

O Senhor Jesus Cristo, o divino Filho de Deus, foi um homem sábio e prudente (Is 11:1-4; Cl 2:3). Com suprema perspicácia de sabedoria, Ele conheceu e revelou as intenções e os pensamentos dos Seus inimigos (Mt 9:4-8; Lc 7:36-50). E Ele desconsertou a noções heréticas deles com perguntas brilhantes e profundas e situações difíceis (Mt 21:23-27; 22:15-46)!

A derradeira prudência e solução criativa no universo é o plano de salvação, na qual Deus abundou para com os Seus eleitos “em toda a sabedoria e prudência” (Ef 1:8; 3:10; Is 52:13; ICo 1:24,30). De que forma um Deus santo pode justificar pecadores e manter a perfeita justiça? Com infinita sabedoria, Ele enviou Jesus Cristo, nascido de uma virgem, para morrer como um substituto, e ressuscitar dentre os mortos! Os anjos anseiam por investigar esta brilhante transação (IPe 1:10-12).

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.