terça-feira, 1 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Roberto Requião defende Lula e critica ataques à ala progressista da Igreja

09/04/2018
in Política

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou nesta segunda-feira (9) em Plenário a condenação e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Requião, Lula foi condenado injustamente e foi preso de forma contrária aos preceitos constitucionais. Requião mencionou a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) voltar a analisar as prisões após a condenação de segunda instância, antes de esgotados todos os recursos judiciais, como é o caso de Lula.

Roberto Requião disse que o ex-presidente não está “acima da lei”, mas também não pode estar “abaixo dela”. Ao se referir à prisão de Lula, ocorrida no fim de semana, o senador lembrou que a Constituição não pode ser modificada “por vontade de juízes”, mas apenas por decisão do Congresso Nacional, depois de ampla discussão nacional.

— Acredito que o Supremo Tribunal Federal vai validar a Constituição. Senão, estaria se transformando num tribunal de arbítrio. E, daí, teríamos de tomar providências. Não se trata de revanche, mas se trata da defesa do Estado de Direito e da defesa do próprio Congresso — disse Requião, afirmando ainda esperar que ministra Rosa Weber, do Supremo, confirme a opinião já expressa anteriormente quanto à prisão antes do chamado trânsito em julgado.

CNBB

Além disso, Requião criticou os ataques à ala progressista da igreja. Para ele, “os fascistas, depois de desmoralizar a política, os partidos, os tribunais superiores, os advogados e os jornalistas considerados inimigos, agora queiram combater as igrejas, especialmente a Católica”.

Segundo ele, no dia 5 de abril, após uma reunião entre parlamentares e integrantes da comissão de justiça e paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para discutir a crise no Brasil, alguns sites publicaram na internet críticas ao encontro, classificando-o de “café comunista”, e denunciaram uma suposta infiltração esquerdista na igreja, sob o “patrocínio de Roma”.

— Tendo em vista esse histórico da Igreja de viver o tempo que a humanidade vivencia, experimenta e sofre é que os fascistas buscam desmoralizá-la, combatê-la, desonrá-la. Tanto na Alemanha [nazista] quanto na Itália [fascista], para ficar em dois exemplos, a Igreja Católica e a igrejas evangélicas históricas foram classificadas formalmente como inimigas do regime — afirmou Requião.

O senador afirmou que os ataques se estendem ao Papa Francisco, por sua luta contra os malefícios que a globalização financeira provoca em todo o mundo.

— Não estou aqui para defender a igreja, padres, bispos, pastores, freiras e leigos crentes. Estou aqui para defender homens e mulheres que acham possível construir um mundo fraterno, solidário, que se opõem à barbárie fascista e à barbárie da globalização financeira e imperial, como pensa o nosso [papa] Francisco Bergoglio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/09/roberto-requiao-defende-lula-e-critica-ataques-a-ala-progressista-da-igreja

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.