sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Deputados do governo e da oposição criticam fechamento de fábricas de fertilizantes pela Petrobras

10/04/2018
in Política

Durante comissão geral no Plenário da Câmara nesta terça-feira (10), deputados do governo e da oposição criticaram a decisão da Petrobras de fechar duas unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen): em Camaçari (BA) e em Laranjeiras (SE).

Um dos deputados que pediu a comissão geral, Caetano (PT-BA) lembrou que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou em março o fechamento das Fafens, alegando que esse segmento de fertilizantes não seria mais de interesse da empresa, que focará na produção de óleo e gás.

“Nós sabemos que o mercado de fertilizantes do Brasil está em plena expansão e que em 2017 o agronegócio teve aumento de produção em mais de 13%, garantindo um certo equilíbrio na balança comercial do país”, disse. “Não seria mais justo ampliar a produção da Fafen para que o Brasil possa ocupar cada vez mais este mercado?”, questionou.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Comissão Geral sobre os impactos dos desinvestimentos da Petrobrás na indústria nacional e as consequências na economia da Bahia e de Sergipe
Deputados e especialistas debateram, durante comissão geral no Plenário, o fechamento de fábricas de fertilizantes pela Petrobras

Na visão do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que também pediu a sessão, o tema é de interesse nacional. “Numa economia com 13 milhões de desempregados, qualquer política que estimule o desemprego já seria extremamente grave”, disse. Ele estima em torno de 5 mil desempregados diretos nessa atividade. “Há ainda impacto na arrecadação tributária de mais de R$ 1,5 bilhão por ano em estados pobres”, acrescentou. Os deputados defenderam que seja anulada esta decisão do presidente da Petrobras.

Suspensão
Também contrário ao fechamento das fábricas, o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que um grupo de trabalho integrado por deputados dos dois estados, por representantes dos governos estaduais e da Petrobras está debatendo soluções para o problema. Ele lembrou que o grupo conseguiu a suspensão do fechamento das fábricas por 120 dias, a partir do dia 30 de junho.

O deputado José Rocha (PR-BA) também criticou a decisão, que, de acordo com ele, causará não apenas desemprego como desorganização das atividades produtivas. Ele criticou o fato de a Petrobras não ter promovido diálogo com os segmentos afetados antes de tomar a decisão.

Impacto
Fernando Figueiredo, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), observou que a questão vai além. Segundo ele, a hibernação [parada da produção da atividade industrial] das Fafens coloca em risco a atividade de muitas empresas que hoje são clientes da Petrobras e que ficarão sem fornecimento local.

Diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa disse que o fechamento das Fafens deve provocar a importação de fertilizantes de locais como China e Rússia. Para ele, a defesa da Petrobras como empresa pública forte, que valorize o conteúdo nacional, é estratégica para o País.

Kim Kataguiri, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), defendeu que a prioridade do Estado deva ser educação, saúde e segurança pública, e não a produção de óleo, gás e fertilizantes. Na visão dele, se a Petrobras fosse privatizada haveria geração de emprego. “Não é eficiente deixar nas mãos do governo uma empresa que explora petróleo e que, na prática, só serve de balcão de negócios para quem ocupa o governo”, opinou.

Diretor Jurídico da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar salientou que a Vale, após privatizada, promoveu o maior desastre ambiental do País e que, com a privatização no setor de telecomunicações, as tarifas foram elevadas e a qualidade do serviço é ruim. Ele lembrou, ainda, que a quebra do monopólio estatal da Petrobras já ocorreu, em 1997, e disse que hoje o setor sofre nova pressão privatista, principalmente dos Estados Unidos.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/AGROPECUARIA/555673-DEPUTADOS-DO-GOVERNO-E-DA-OPOSICAO-CRITICAM-FECHAMENTO-DE-FABRICAS-DE-FERTILIZANTES-PELA-PETROBRAS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.