terça-feira, 19 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

No Dia Nacional do Braille, CAP celebra conquistas na inclusão social de pessoas com deficiência « Acre

10/04/2018
in Acre

imagem10-04-2018-04-04-14

Comemorações foram realizadas na Livraria Nobel do Via Verde Shopping (Foto: Mágila Campos/SEE)

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP-AC) celebrou o Dia Nacional do Braille, 8 de abril, na Livraria Nobel do Via Verde Shopping, com exposição dos materiais produzidos pela instituição, apresentações musicais, contação de histórias  e demonstrações de orientação e mobilidade para deficientes visuais.

De acordo com a coordenadora do CAP-AC, Gercineide Maia, o objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de políticas públicas para inclusão dos cegos e pessoas com baixa visão no sistema educacional brasileiro. “É uma forma de valorizar e divulgar a política educacional de inclusão do Acre voltada aos alunos com deficiência visual e é também uma maneira de promover cidadania.”

imagem10-04-2018-04-04-16

Foram expostos ao público os materiais adaptados pelo CAP-AC (Foto: Mágila Campos)

Segundo a coordenadora da Educação Especial, Úrsula Maia, existem grandes avanços no ensino do braille na educação do estado, que atualmente atende 36 alunos cegos e quase mil alunos com baixa visão ou com probabilidade de perder a visão.

“Hoje o braille é ensinado nas salas de recursos multifuncionais e os professores recebem essa formação no CAP-AC. Além disso, nossos cursos em braille e pré-braille têm tido uma procura muito grande pela rede estadual, pelos acadêmicos e pela comunidade”, disse Úrsula.

O coordenador da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre, Francisco Wellington do Nascimento, alerta que a transcrição em braille e atendimento especializado em todos os estabelecimentos são de extrema importância para o deficiente visual.

“Desde 1829 até agora, já se passaram 189 anos da invenção do Sistema Braille. Imagine, quase 200 anos e a gente ainda não tem igualdade de condições na sociedade, a gente espera um dia chegar lá”, disse.

imagem10-04-2018-04-04-17

Thiago Carvalho teve a vida mudada por conta do Sistema Braille (Foto: Mágila Campos/SEE)

Thiago Carvalho da Silva, revisor de textos em braille do Instituto Federal do Acre (Ifac), é cego de nascença e conta que toda sua alfabetização só foi possível por conta do Sistema Braille. Hoje, Thiago é graduado em Administração e já foi aprovado em três concursos públicos.

“O braille é a minha vida, eu não me vejo sem o braille, ele faz parte do meu cotidiano, é um sistema que mudou minha vida. Só através dele eu posso fazer minhas leituras, adquirir conhecimento, posso escrever.”


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/no-dia-nacional-do-braille-cap-celebra-conquistas-na-inclusao-social-de-pessoas-com-deficiencia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.