segunda-feira, 14 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ricardo Ferraço defende o fim do foro privilegiado para crimes comuns

17/04/2018
in Política

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) defendeu nesta terça-feira (17) em Plenário o fim do foro privilegiado no caso de crimes comuns, que classificou como um “privilégio insustentável”. Ele reconheceu que, em sua origem, o foro privilegiado tinha o de proteger os parlamentares de serem processados por suas ideias ou posições políticas. Esta era uma grande preocupação, resssaltou, logo após a ditadura militar. Ferraço observou porém que há uma “diferença brutal entre o remédio e o veneno”.

— E a diferença está exatamente na dose de um e de outro. Como bem sabemos, infelizmente, o que era para ser uma prerrogativa de função foi convertido no mais legítimo mecanismo de impunidade. Hoje, pasmem, estima-se que mais de 37 mil brasileiros façam parte dessa corte de diferenciados, privilegiados, que não são julgados pela Justiça comum. A prerrogativa se tornou, portanto, um privilégio insustentável. E, o pior, com o resultado de, no lugar de proteger a democracia, blindar práticas delituosas — declarou o senador.

O parlamentar lamentou que o Congresso não tenha sido capaz de dar fim a mais uma prática política decorrente do patrimonialismo. Apesar de o Senado ter aprovado e remetido para a Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, o texto não foi votado pelos deputados. Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou Ferraço, dar fim à “jabuticaba” no dia 2 de maio, ao julgar a constitucionalidade do foro privilegiado.

Ferraço disse concordar com o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, para quem é indispensável a relação de causalidade entre o crime imputado e o exercício das funções públicas. Do contrário, “abrem-se as portas da impunidade”, subvertendo-se diversos princípios constitucionais, como o da moralidade na Administração Pública, da impessoalidade e da igualdade, além do próprio princípio republicano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/17/ricardo-ferraco-defende-o-fim-do-foro-privilegiado-para-crimes-comuns

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.