domingo, 13 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Requião diz que Lula é vítima do ódio da elite do país

18/04/2018
in Política

Em discurso nesta terça-feira (17) em Plenário, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) atribuiu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ódio de classes, à intolerância e ao preconceito da elite e da classe média. Para o senador, o sucesso de Lula, um operário nordestino, na Presidência da República, levou ao movimento de ódio que por fim o colocou na cadeia.

Requião elogiou os governos de Lula, de prosperidade e diminuição da desigualdade social. E comparou o momento atual, em que se fortalece um discurso à direita, com o tempo da ascensão do fascismo e do nazismo na Itália e na Alemanha, antes da Segunda Guerra. No entendimento do senador, ao promover a inclusão social, Lula “provocou urticária” nas classes dominantes e deixou a classe média “enfatuada, incomodada e injuriada”.

— As políticas de inclusão, de promoção humana, a política do salário mínimo e dos aumentos reais para os aposentados, a política de geração de empregos, que tecnicamente, zerou o desemprego no nosso país, as políticas de abertura das universidades para os filhos dos trabalhadores, a política habitacional, a redenção da agricultura familiar, a extensão dos benefícios da energia elétrica e do saneamento a amplas camadas da população, essas iniciativas, todas da Presidência Luiz Inácio, tornaram visíveis dezenas de milhões de brasileiros até então imersos no anonimato secular da pobreza, da fome e da miséria — afirmou Requião.

O parlamentar criticou duramente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o “príncipe dos sociológos”, por, a seu ver, contribuir para fortalecer o preconceito contra Lula. E atacou a grosseria, a falta de polidez, de respeito e de boas maneiras com que Lula teria sido tratado pela imprensa e pelas classes dominantes.

— Cada vez mais, convenço-me de que a polidez, o refinamento e a amabilidade não são próprios das classes que, em uma sociedade de classes, são as classes dominantes, a minoria dominante. Quando os conflitos sociais agudizam-se, as classes dominantes tendem a perder as estribeiras, os bons modos e destrambelham-se. O ódio de classes torna-se mais forte do que todas as convenções humanas, sociais e políticas — declarou Requião.

O senador pediu sabedoria, ponderação, sensatez e razoabilidade para evitar “o rompimento das pontes que ainda fazem a sociedade interagir e se comunicar”. Mas sublinhou que se não propõe diálogo com extremistas de direita.

— As lições da história estão aí. E os bárbaros estão chegando. Quem quer pagar para ver no que vai dar?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/17/requiao-diz-que-lula-e-vitima-do-odio-da-elite-do-pais

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.