terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Desenvolvimento Urbano aprova uso de água do mar em equipamento sanitário de cidade litorânea

19/04/2018
in Política

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o futuro das Companhias Docas e as funções essenciais das Autoridades Portuárias para o desenvolvimento do setor portuário nacional. Dep. João Paulo Papa (PSDB SP)
João Paulo Papa propôs ainda uma diretriz para incentivar projetos de dessalinização de água do mar e agua salobra

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou proposta do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) que permite o uso de água do mar em equipamentos sanitários – como tanques, privadas, pias e tubulação correspondente – nas cidades litorâneas (PL 7108/17). Atualmente, a Lei de Saneamento Básico (Lei 11.445/07) só permite uso de água vinda da rede pública de saneamento básico.

O relator, deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), manteve as alterações na comissão anterior e propôs ainda uma diretriz para incentivar projetos de dessalinização de água do mar e agua salobra (que é aquela que apresenta nível de salinidade intermediário entre a da água doce e a da água salgada).

“Julgamos pertinente a questão do uso da água do mar para a finalidade não potável de descarga sanitária como uma possibilidade para os titulares dos serviços públicos de saneamento, e não como uma obrigação. Também concordamos com a supressão dos fatores prazo e penalidade. Na prática e em combinação, estes fatores colocariam na ilegalidade tanto as prefeituras das cidades litorâneas quanto os proprietários dos imóveis nessas localidades”, defendeu Papa.

O projeto original tornava obrigatória a utilização da água do mar nos equipamentos sanitários das instalações prediais das cidades litorâneas do País e a exigência deveria ser atendida pelos proprietários dos imóveis no prazo de cinco anos; com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, caso a obrigatoriedade não seja cumprida.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito). Depois, segue para o Plenário.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/CIDADES/556179-DESENVOLVIMENTO-URBANO-APROVA-USO-DE-AGUA-DO-MAR-EM-EQUIPAMENTO-SANITARIO-DE-CIDADE-LITORANEA.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.