quarta-feira, 16 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

DOE SANGUE | Hemocentro registra baixo estoque e convoca doadores de fator negativo | RORAIMA

19/04/2018
in Roraima

Hemoraima

O Hemoraima (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima) está convocando doadores de sangue de fator negativo para suprir o estoque, principalmente do tipo O-, que está em nível crítico de abastecimento para as unidades hospitalares.

A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.​ O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

“É necessária a participação de pessoas que possam e queiram fazer essa doação, especialmente com esses tipos sanguíneos, para aumentar o estoque do posto de doação, que faz a distribuição para as unidades estaduais e, consequentemente, a pacientes com necessidade dessa reposição”, explicou Gabrielle Duarte, diretora do Hemoraima.

O sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgência que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão. “Vale ressaltar que aos fins de semana, o número de ocorrências tende a aumentar e, consequentemente, aumenta também a demanda por cirurgias nos hospitais, cujo procedimento necessita de bolsas de sangue para ocorrer”, complementou Gabrielle.

QUEM PODE DOAR? – O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da coleta. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

 

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=4665

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.