A população indígena do Acre é de aproximadamente 19.962, segundo a publicação “Acre em Números 2017”, sem contar as tribos isoladas de Feijó, Jordão e Santa Rosa do Purus, que por essa especificidade não foram contabilizadas. Esses povos vivem em 209 aldeias acreanas.
Por compreender a importância dos povos da floresta, para fortalecer e valorizar a cultura e a identidade desses diferentes povos que habitam a região, o governo do Estado tem investido em todos os setores, da infraestrutura das aldeias à educação, apesar de ser uma atribuição federal.
Na área educacional, Tião Viana investiu na construção e reformas de escolas, na contratação de quadro docente e na implantação de programas educacionais. Destacam-se ainda as oficinas de formações para educadores e os processos seletivos.
Só em fevereiro deste ano, o governo acreano abriu um Processo Seletivo Simplificado com 150 vagas para contratação de professores indígenas para o ano letivo de 2018. O edital contemplou as 43 etnias do estado.
Ensino indígena tem sido uma prioridade do governo do Acre (Foto: Cedidas)