quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Universidades públicas são vitais para o desenvolvimento, dizem participantes de audiência

19/04/2018
in Política

Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta quarta-feira (18), o professor Célio da Cunha, da Universidade Católica de Brasília, destacou a importância do financiamento público às universidades como um dos principais instrumentos responsáveis pelo progresso de diversos países em todo o mundo.

— Não houve experiência exitosa de desenvolvimento no mundo que tenha prescindido do poder público como agente fundamental de fomento do desenvolvimento, incluindo a sua dimensão científica e tecnológica. O financiamento público serve de coluna vertebral para o esforço de desenvolvimento — afirmou o professor em sua exposição.

A audiência, realizada a pedido do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), teve o tema Universidade: escada para ascensão social ou alavanca para a progressão social?. Na avaliação de Cristovam, a universidade brasileira perde sua principal função de fonte geradora de conhecimento quando passa a ser utilizada por grande número de estudantes visando principalmente a promoção social.

— Promoção lícita e justa a que cada um tem o direito. Só que quando prevalece a ideia de promoção social dos indivíduos sobre escada de promoção do desenvolvimento humano nas artes, nas ciências puras, a universidade perde um pouco a dimensão total de seu caráter. Hoje prevalece muito, e sobretudo no Brasil, a ideia de que a universidade é um direito do indivíduo para ascender, com menos preocupação em fazer o conhecimento avançar — disse Cristovam.

No mesmo sentido, Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília, mencionou dados do Censo do Ensino Superior de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele lamentou a utilização da formação universitária somente para ascensão social. Segundo ele, o país poderia estar em um estágio de desenvolvimento mais avançado.

— Temos mais vagas no Brasil para cursos de Direito do que nos Estados Unidos e na Coreia do Sul juntos. Precisamos de tantos advogados? — disse ele, chamando a atenção para a falta de planejamento no ensino superior brasileiro.

Gustavo Balduino, secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), observou que 500 mil profissionais foram formados nos últimos cinco anos pelas 68 universidades federais e 368 campi do país, entre médicos, engenheiros, dentistas, advogados e outros.

— É de uma relevância inquestionável essa universidade de que estamos falando. Não é de marte, não é dos Estados Unidos, nem é da Patagônia. É a universidade do Brasil. Forma gente, sim, pessoas que, quando formam, têm momento de renda. Não existe país desenvolvido com renda média alta que não tenha universidade de qualidade — frisou ele.

Já a coordenadora-geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino (Sesu-MEC), Nara Maria Pimentel, falou sobre o método utilizado na pasta para a criação de novos cursos superiores, faculdades e universidades. Conforme explicou, visando impedir a proliferação desnecessária de novos cursos, atualmente são analisadas questões relativas ao desenvolvimento regional, desemprego, economia, além de questões culturais e sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/18/universidades-publicas-sao-vitais-para-o-desenvolvimento-dizem-participantes-de-audiencia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.