sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Câmara homenageia os 56 anos da Universidade de Brasília

20/04/2018
in Política

A Câmara dos Deputados homenageou nesta sexta-feira (20), em sessão solene solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF), os 56 anos da Universidade de Brasília (UnB).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 56 Anos da Universidade de Brasília
Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta sexta-feira

De acordo com Kokay, que é ex-aluna da instituição, a UnB sempre exerceu um forte protagonismo, tanto no aspecto técnico-científico quanto na política.

“A universidade, por si só, é um espaço de diversidade e inquietação e vive um momento que extrema gravidade de ruptura democrática. Defender a Universidade de Brasília significa defender a resistência”, disse. “Em nome dos que lutaram pela democracia na universidade é que queremos manter vivo o que significa a UnB”, continuou.

Autonomia
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que a Universidade de Brasília foi fundada com a promessa de reinventar a administração, a pesquisa e o ensino universitário, entrelaçando saberes diversos na missão de continuar a onda de mudanças trazidas por Juscelino Kubitscheck para a nova capital federal.

“Até então, a estrutura administrativa e financeira das universidades federais brasileiras era inteiramente subordinada a um departamento ministerial. Foi a UnB que inaugurou entre nós o conceito de autonomia universitária”, afirmou.

Honestino Guimarães
Pedro Moraes, aluno representante da Comissão Eleitoral do Diretório Central de Estudantes da UnB, relembrou a luta do estudante Honestino Guimarães, assassinado durante a ditadura militar em 1973. Ele também ressaltou o momento de dificuldade que a universidade passa atualmente.

“É necessário pensar o que está acontecendo na universidade porque ela representa muita coisa para o Brasil. A UnB não é um privilégio, é um direito. Não vamos nos calar perante esse momento sombrio que estamos passando”, comentou Pedro.

Universidade
Idealizada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB foi inaugurada em 1962, no segundo aniversário da capital federal (21 de abril).

Hoje, cerca de 30 dos cursos oferecidos pela universidade recebem pontuação máxima, seja de órgãos oficiais ou de avaliadores independentes. O mesmo acontece nas avaliações dos programas de pós-graduação, nos quais dezenas são considerados referência no Brasil, e outros dois – Antropologia e Matemática – são reconhecidos como referência internacional.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/556264-CAMARA-HOMENAGEIA-OS-56-ANOS-DA-UNIVERSIDADE-DE-BRASILIA.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.