segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Audiência discute paralisação de processos de demarcação de terras indígenas

23/04/2018
in Política

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Direitos Humanos   índio   indígenas
Entidades que atuam na defesa dos povos indígenas dizem que cortes de gastos impedem o Estado de cumprir seu papel na implementação da política indigenista

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias discute amanhã a estagnação dos processos de demarcação de terras e violações de direitos dos povos indígenas no Brasil. O deputado Luiz Couto (PT-PB), que pediu a realização do debate, afirma que a situação dos índios é preocupante, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

De acordo com o parlamentar, Mato Grosso do Sul é o estado com o maior número de morte de indígenas no Brasil. No Maranhão, Couto cita o assassinato do líder da comunidade Vergel, no município de Codó, Antônio Isídio Pereira da Silva. Ele foi encontrado morto após ameaçar denunciar a ação de madeireiros e grileiros na região.

Segundo o deputado, indígenas de todo o País dizem que os programas de proteção aos defensores de direitos humanos permanecem inadequados para atendê-los, sobretudo pela falta de engajamento de alguns governos estaduais.

“É amplamente reclamada uma estagnação dos processos de demarcação de terras indígenas, sobretudo pelo enfraquecimento e redução de pessoal da Funai; por falta de vontade política na conclusão de procedimentos de demarcação; falta de treinamento em direitos humanos para servidores públicos que compõem o quadro do Poder Executivo e lentidão do STF em julgar os casos judicializados que envolvem processos de demarcação”, lista Couto.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
– o coordenador da 6ª Câmara – Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Luciano Mariz Maia;
– o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, Cleber Buzatto;
– o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas: e
– representantes dos povos indígenas.

A audiência será realizada no plenário 9 a partir das 14 horas.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/556282-AUDIENCIA-DISCUTE-PARALISACAO-DE-PROCESSOS-DE-DEMARCACAO-DE-TERRAS-INDIGENAS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.