O Governo de Roraima entregou 90 lotes do Polo Produtivo de Normandia. A ação faz parte do programa Titulo Legal, e servirá de modelo para a implantação de outros polos produtivos em áreas de propriedade do Estado.
Conforme explicou o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima), Alysson Macedo, a área, com cerca de 600 hectares, estava desapropriada desde 2012 sem nenhuma utilização. E agora foi destinada para produtores da agricultura familiar, fomentando a economia do município.
“Sempre com a preocupação de motivar o setor produtivo, sobretudo a agricultura familiar, a governadora Suely Campos determinou a criação do polo produtivo que servisse para atender quem já produz”, explicou o presidente do Iteraima.
Ele disse também que o projeto, pioneiro no Estado, é mais uma das várias ações de incentivo do Governo de Roraima para o desenvolvimento da produção rural e geração de renda e deve ser replicado em outros municípios.
O produtor rural Sérgio Luiz Magalhães Habert, 41 anos, se disse agradecido à governadora pela oportunidade dada aos produtores de Normandia, que poderão produzir nas próprias terras.
Morador do município desde que nasceu, ele disse que o polo produtivo significa mudança de vida para os produtores, que a partir de agora terão segurança para investir nas terras.
“Vamos poder produzir na nossa própria terra, e vamos mostrar que o nosso município produz, agradeço a governadora, pois eu plantava no terreno dos outros, e agora eu já tenho a minha própria terra, e vamos mostrar produção”, disse o agricultor.
PARCERIA – O polo produtivo de Normandia foi idealizado pela governadora Suely Campos, e implantado pelo trabalho conjunto do Iteraima, da Seapa (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e da prefeitura de Normandia.
O polo é resultado de um Acordo de Cooperação técnica assinado em outubro do ano passado, entre o Governo de Roraima e a prefeitura de Normandia, que previa a criação do projeto agrícola, para beneficiar produtores hortifrutigranjeiros da região.
Durante a assinatura do Acordo, a governadora Suely destacou que a regularização fundiária tem sido uma das prioridades nesta gestão, tanto pela segurança jurídica quanto pelo incremento na economia pela produção rural.
“Nosso governo vem investindo fortemente no setor produtivo, tanto que já temos resultados positivos na economia do nosso Estado, que hoje é considerado a nova fronteira agrícola do país. E vamos continuar investindo, levando segurança jurídica a todas as áreas do Estado, através da regularização fundiária”, declarou Suely.
HOMENAGEM – O polo produtivo de Normandia recebeu o nome de Afonso de Souza, em homenagem ao importante produtor rural do município, que faleceu no dia 17 de junho de 2017.
Manoel de Souza Filho, mais conhecido como Afonso de Souza, veio a Roraima e estabeleceu raízes no município de Normandia, impulsionado pelo garimpo e na esperança de dias melhores.
Grande parte da família continua vivendo no município, tendo dois de seus filhos envolvidos diretamente na política local: Afonso Nivaldo ocupou as cadeiras de prefeito, vereador e presidente da Câmara de vereadores; e Francisco Enaldo, a cadeira de vereador.