quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão debate no Rio reconhecimento do forró como patrimônio imaterial

25/04/2018
in Política

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza na quinta-feira (26), mais uma audiência pública sobre a proposta de incluir o forró como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Desta vez, a capital que sediará a reunião será o Rio de Janeiro.

A comissão realizou uma audiência pública sobre o tema em João Pessoa (PB) em novembro de 2017. Além do Rio de Janeiro, a presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), pretende fazer audiências públicas neste semestre em Natal e no Distrito Federal.

A mobilização para transformar o ritmo em patrimônio imaterial veio dos músicos, compositores, intérpretes e dançarinos de forró. A iniciativa busca proteger a cultura e valorizar as danças e festas regionais. O pedido de registro foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela Associação Balaio do Nordeste, da Paraíba.

Em 2007, o frevo recebeu o reconhecimento após um ano de análise pelo órgão. Logo após, em 2012, o frevo ainda ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco. Fátima Bezerra espera conseguir o mesmo reconhecimento para o forró.

A senadora afirma que há uma necessidade latente de desenvolver políticas públicas que promovam a salvaguarda desse bem cultural, importante para o Nordeste, principalmente com as festas juninas ou festas de São João, tradicionais na região. Segundo a parlamentar, desde 2011 o movimento artístico e cultural do Nordeste identificou mudanças na estrutura e programação das festas juninas e nos espaços de produção do que se convencionou chamar de autêntico forró nordestino, exigindo então a proteção dos ritmos dessa forma de expressão cultural.

Desde 2004, no dia 13 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Forró, tomando como base a data de nascimento de Luis Gonzaga, músico que popularizou o ritmo.

Para a audiência no Rio de Janeiro, foram convidados a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o secretário estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Leandro Sampaio Monteiro; a coordenadora geral do Fórum Forró, Joana Alves; o deputado estadual Zaqueu Teixeira; o forrozeiro Marcus Lucenna e representantes do Ministério da Cultura e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O evento ocorrerá no Sesc Ginástico, na Avenida Graça Aranha 187, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, às 9 h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/25/comissao-debate-no-rio-reconhecimento-do-forro-como-patrimonio-imaterial

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.