sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

“Integrar para combater” é tema de seminário sobre malária no Juruá « Acre

25/04/2018
in Acre

O Teatro dos Nauas em Cruzeiro do Sul ficou lotado nesta quarta-feira, 25. Cerca de 400 pessoas presentes com um único objetivo: vencer a guerra contra a malária na região.

Não é para menos. Em 2017, os municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves concentraram mais de 98% dos 7,7 mil casos da doença no Acre.

imagem26-04-2018-01-04-11

Durante seminário, microscopistas demonstraram como é feito o exame que identifica a malária (Foto: Onofre Brito)

Este ano, os números cresceram. Já foram notificados mais de 9,5 mil casos de malária no estado.

O que se percebeu durante o seminário “Integrar para Combater”, é que existem dois consensos em relação ao combate da malária.

Um deles é a necessidade do trabalho integrado e harmonioso entre Governo Federal, Governo do Estado e as prefeituras.

Mesmo as ações diretas de combate à doença sendo de responsabilidade dos municípios, o governo do Acre tem sido parceiro das prefeituras com a entrega de materiais, equipamentos e a capacitação dos agentes de combate às endemias. “Nós já entregamos uma primeira parte desses equipamentos e até o final de junho acreditamos que iremos concluir a entrega de todo o material. São microscópios, camionetes e demais equipamentos que vão facilitar a chegada dos serviços de combate à malária em todas as localidades dessa região”, destaca Moisés Viana, diretor de vigilância em saúde da Sesacre.

imagem26-04-2018-01-04-12

Seminário reuniu representantes dos governos federal, estadual e municípios (foto: Onofre Brito)

A integração das diferentes esferas de governo para o combate à malária também é compartilhada pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Acre, Daniel Herculano, gestor da saúde em Sena Madureira. “Aqui, a gente não vê bandeira partidária. Estamos acompanhando o trabalho realizado pelo governo em parceria com os municípios e apoiando as prefeituras  para vencermos essa doença”.

O outro consenso é fortalecer o trabalho feito pelos profissionais que estão na ponta e são os responsáveis pelo contato direto com a população. São os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias que percorrem comunidades urbanas e rurais orientando a população, realizando a borrifação intradomiciliar para eliminar o mosquito e que acabam subsidiando os gestores com informações que servem como parâmetro para a tomada de decisões estratégicas contra a malária.

É o caso de Andrea Silva, supervisora de uma equipe que atende 9 localidades na zona rural de Cruzeiro do Sul. “Nós fazemos um trabalho de prevenção com a eliminamos dos focos do vetor com a borrifação das casas nas áreas de risco. Identificamos aquelas pessoas que são assintomáticas, ou seja, é portador da doença, mas não exibe os sintomas e também tratamos essas pessoas.

imagem26-04-2018-01-04-14

Lina Reis, técnica do programa de malária do MS, também participou do seminário (Foto: Onofre Brito)

O Estado tem investido forte na capacitação desses profissionais tão importantes no combate à malária. “Terminamos há poucos dias mais uma etapa de capacitação com os agentes de endemias em Mâncio Lima. Temos estreitado a parceria com as prefeituras, qualificando esses agentes de endemias que estão em contato direto com a comunidade”, destaca Marília Carvalho.

Investimentos

imagem26-04-2018-01-04-15

Tião Viana reivindicou ao MS o envio de 20 mil mosquiteiros inicialmente e pelo menos 10 mil de modo emergencial (Foto: Thamara Amoreli)

Ainda nesta quarta-feira, o governador Tião Viana esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, para cobrar ações emergenciais para o combate à malária. Ele apontou que ações como a entrega de mosquiteiros foram feitas em seu governo e surtiram um grande efeito, fazendo diminuir os números no período que o governo do Estado coordenava essa área.

“Eu vim reivindicar medidas emergenciais, que não demorem e não prejudiquem a população. São ações que vão da vigilância epidemiológica efetiva, até o uso dos mosquiteiros. Pedi 20 mil mosquiteiros de início e pelo menos 10 mil de modo emergencial”, afirma Tião.

A preocupação, explica o governador, é causada pela alta nos números da doença no estado. Ele argumenta que por anos, o governo do Estado foi responsável pelos cuidados com a malária e neste período, havia o controle dos números de casos.

Foi nesta época que o programa de combate à malária no Acre foi destaque em premiação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), sempre estando entre as finalistas.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/integrar-para-combater-e-tema-de-seminario-sobre-malaria-no-jurua

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.