domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CDH fará audiência para discutir homofobia e direitos LGBTI

30/04/2018
in Política

O Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia será celebrado em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Requerimento da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) para discussão da data, comemorada em 17 de maio, foi aprovada pela comissão na última quarta-feira (25).

Marta explicou que haverá um extenso calendário de eventos sobre a temática LGBTI, em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia, e a audiência pública tem o objetivo de discutir projetos de lei voltados para a efetivação da igualdade de direitos e proteção jurídica da população LGBTI.

— O Poder Judiciário, por meio de decisões recentes, tem feito valer direitos de cidadania. No entanto, o não reconhecimento pelo Legislativo, ou seja, a não aprovação de projetos que instituem direitos é uma forma de violência institucional — afirmou a senadora.

Tramitam no Senado projetos como o PLS 612/2011, que reconhece como entidade familiar a união estável entre duas pessoas, que está pronto para deliberação em Plenário, e o PLS 658/2011, que reconhece os direitos à identidade de gênero e à troca de nome e sexo nos documentos de identidade de transexuais, que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ambas as proposta são de autoria de Marta Suplicy.

Os senadores também analisam o PLS 134/2018, que cria o estatuto da diversidade sexual e de gênero, fruto de uma Sugestão Legislativa com mais de 100 mil assinaturas de cidadãos. O texto está sob relatoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Combate à Homofobia

O dia 17 de maio foi escolhido como data a comemorar o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia porque nesta data, de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar como um desvio. Ao mesmo tempo, aboliu esse termo por usar o sufixo “ismo”, que na área de saúde caracteriza uma condição patológica.

O Dia de Combate à Homofobia — reconhecido no Brasil pelo Decreto Presidencial de 4 de junho de 2010 — passou a ser uma data em que pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de diversidade e tolerância.

A data da audiência pública ainda não foi divulgada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/30/cdh-fara-audiencia-para-discutir-homofobia-e-direitos-lgbti

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.