Como parte da agenda do Sebrae no São Paulo Fashion Week, os 200 empresários que foram ao evento tiveram a oportunidade de participar de visitas técnicas em empresas-case de moda. Assim, os empreendedores puderam fortalecer articulações da rede de parceiros, tornando o segmento de alto valor agregado mais acessível para os micro e pequenos negócios.
As visitas técnicas começaram na terça-feira (24) e os empreendedores foram divididos em dois grupos. Parte seguiu para o Senac Faustolo, espaço dedicado ao conhecimento em moda, e depois os empresários fizeram um passeio pela Vila Madalena. Já o outro grupo foi para o Oriba, loja de roupas básicas de São Paulo que possui uma proposta diferente. A marca trabalha com o sistema um por um, ou seja, na compra de cada peça, é doado um kit de material escolar para instituições públicas. Em seguida, foram para o Basico.com, que possui como proposta eliminar o que não é essencial para concentrar energia no que realmente importa, o produto.
O segundo dia de visitas foi na quarta-feira (25). Os empreendedores puderam conhecer a Cavalera, marca criada por Alberto Hiar e Igor Cavalera, em 1995, com o intuito de unir música, moda e arte. Em seguida, os empresários passearam pela rua Oscar Freire, tradicional endereço de marcas de moda. Outro grupo de empresários de pequenos negócios também conheceram o House of All, que consiste em um conjunto de casas que formam um polo de economia colaborativa. Cada casa possui uma proposta: House of Work, salas de trabalho coletivos; House of Food, onde chefs alugam o espaço e vendem suas criações culinárias; House of Learning, local disponível para ensinar e aprender; e a House of Bubbles, um bar-lavanderia onde também funciona a “roupateca”. Para fechar o dia, o grupo conheceu o espaço da Reserva, marca de roupa masculina, criada por Rony Meisler e Fernando Sigal, famosa pelos slogans estampados nas camisas.
As últimas visitas foram realizadas nesta quinta-feira (26). A Expor Manequins foi a primeira parada. No mercado há mais de 45 anos, é considerada a maior e mais importante manufatura de manequins da América Latina. O showroon da Adriana Barra também fez parte do circuito. A estilista é famosa por seu trabalho único de estamparia digital. Enquanto o outro grupo visitou Lilli Ka. A marca de roupas femininas foca em mulheres de espírito moderno e contemporâneo, com combinação de cores e texturas, a marca propõe um equilíbrio inovador e de personalidade a cada coleção. Em seguida, fecharam o dia em um safari urbano na vila Madalena.
O carioca Manuel Meira, 19 anos, foi um dos empreendedores que participaram das visitas. O jovem possui uma loja de roupas femininas com a mãe, Rosi Gil, e participa do São Paulo Fashion Week pela segunda vez. “As visitas são muito interessantes e aprendemos muito. É uma porta enorme que o Sebrae abre para a gente, pois temos acesso a um evento exclusivo e contato com vários negócios e empresários”, explica Manuel.