Qualidade de vida nas aldeias
Em Mâncio Lima, o programa Água para Todos beneficiou a comunidade Indígena Puyanawa alcançando 65 famílias, incluindo as aldeias Ipiranga e Barão.
“É uma felicidade poder receber água tratada. Isso transmite uma felicidade para o povo, mostrando o compromisso político do governo com a comunidade. A água vai dar prosperidade à vida e à saúde do meu povo”, afirma o cacique Joel Ferreira Puyanawa.
Depois de entregue, o sistema passa a ser de responsabilidade do Distrito de Saneamento Indígena (DSI), por meio dos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) que estes recebem capacitação do Depasa.
O líder indígena Manoel Kaxinawa, da Comunidade 27, de Tarauacá, agradece ao governador Tião Viana pelo investimento que beneficia as comunidades indígenas.
“Ao investir na saúde, o governador está investindo numa melhor qualidade de vida da população indígena, que ainda passa por muitas dificuldades”, disse.
Na Comunidade Indígena Shanenawa, em Feijó, as Aldeias Morada Nova (Alto Envira) e Aldeia Shanekaya, localizada na BR 364 entre os municípios de Feijó e Tarauacá, Aldeia Nova Vida no Baixo Envira e Aldeia Paredão também no Baixo Envira, 65 famílias serão contempladas com o projeto nos próximos dias. Foram investidos R$ 194.253,80 no programa que está 100% concluído, o qual será entregue nos próximos dias.
Ainda neste ano, aproximadamente 10 novas famílias serão contempladas na Comunidade Indígena dos Katukinas, no Juruá. A Execução das obras se dá com apoio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), com recursos do Banco Mundial e governo do Estado. Desde 2014 conduzido pelo Depasa e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
Outros projetos estão previstos para o decorrer deste ano. O governo do estado visa alcançar as demais comunidades com o programa de saneamento básico. Nos próximos meses será iniciado o programa de saneamento no município de Jordão com investimento no valor de R$ 1,55 milhão.
“Estamos apenas finalizando o processo de convênio com a prefeitura de Jordão, que será a executora da obra, nós do Depasa entramos com acompanhamento técnico, engenharia e com as equipes sociais que prestam toda a assistência necessária para a realização dessas obras. Será uma grande parceria do estado com a prefeitura do município para que as comunidades sejam beneficiadas”, salientou Magalhães.