quarta-feira, 30 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Trabalho garante benefícios para pessoa com doença crônico-degenerativa

02/05/2018
in Política

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Cabo Sabino (PR   CE)
Para o relator, deputado Cabo Sabino, o projeto é “mais do que justo” 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 8046/17, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que garante às pessoas com doença crônico-degenerativa vários benefícios tributários e civis.

O texto altera seis leis para garantir benefícios a quem tem doenças como esclerose lateral amiotrófica (ELA) e glaucoma. O texto permite:
– saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS, Lei 8.036/90);
– independência de carência para benefício previdenciário (Lei 8.213/91);
– passe livre interestadual (Lei 8.899/94); e
– isenção nos impostos de renda (IRPF, Lei 7.713/88), sobre Produtos Industrializados (IPI, Lei 8.989/95) e sobre Operação Financeira (IOF, Lei 8.383/91).

Segundo o relator, deputado Cabo Sabino (Avante-CE), resgatar o direito dessas pessoas “que estão com as vidas sentenciadas é mais do que justo”.

Para o deputado Bebeto (PSB-BA), seria interessante ter um detalhamento do que é doença crônico-degenerativa para evitar saques do FGTS sem critérios. “Minha preocupação é deixar tão ampla que possa haver questionamento ou veto”, afirmou.

O deputado Vicentinho (PT-SP) afirmou que a Comissão de Seguridade Social e Família precisa detalhar quais doenças devam ser enquadradas como crônico-degenerativa.

Sabino incluiu no texto a obrigatoriedade de uma junta médica do local de trabalho comprovar a incapacidade laboral do trabalhador para a concessão dos benefícios.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/556730-TRABALHO-GARANTE-BENEFICIOS-PARA-PESSOA-COM-DOENCA-CRONICO-DEGENERATIVA.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.