O Ministério do Meio Ambiente divulgou os vencedores por estado da terceira edição do concurso de redação da Copa Verde 2018. A lista completa (veja abaixo) foi disponibilizada pelo Departamento de Educação. O nome do vencedor nacional será anunciado no dia 16 de maio, em Belém, na última partida da competição, a ser disputada entre Paysandu e Atlético-ES.
A redação teve como tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, o mesmo da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. A intenção foi estimular os alunos a aprofundarem o tema e adquirirem mais conhecimentos e valores sociais relacionados às questões socioambientais.
O concurso foi realizado nos estados onde acontecem os jogos da Copa Verde – Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Espírito Santo, Pará, Roraima, Mato Grosso, Acre, Amapá e Amazonas – por adesão voluntária. As premiações vão para os alunos e para as escolas, todas do Ensino Fundamental.
A organização, a coordenação e a divulgação do concurso de redação ficaram a cargo do MMA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com o Ministério da Educação e as Comissões Organizadoras Estaduais da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
PRÊMIOS
Os alunos premiados vão ganhar uma viagem para a final da Copa Verde, com acompanhante, além de receber mochila, boné, garrafa plástica e camiseta personalizados, trilogia literária Guerreiros da Amazônia, camisa da Seleção Brasileira e certificado de participação assinado pelos ministros do Meio Ambiente e da Educação e pelo presidente da CBF.
Já as escolas vão receber um computador, entregue pelos jogadores do time e pela federação de futebol local, e a trilogia literária Guerreiros da Amazônia.
O vencedor nacional do concurso ganhará camisa da Seleção Brasileira de futebol, autografada pelos jogadores, viagem para Foz do Iguaçu (PR) com acompanhante e certificado de melhor redação do concurso a ser entregue pelos ministros do Meio Ambiente e da Educação e representante da CBF.
Às escolas participantes, a CBF, organizadora da Copa Verde, e o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), apoiadores do Projeto Guerreiros da Amazônia, vão disponibilizar a trilogia Guerreiros da Amazônia. Os três livros digitais poderão ser baixados em PDF gratuitamente.
As escolas poderão estender esse benefício a todos os professores e alunos que se interessarem. Para os alunos que completarem a leitura dos três livros, serão emitidos certificados digitais.
A Copa Verde é um campeonato de futebol disputado por 18 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. A competição é acompanhada por ações que estimulam a consciência ecológica, como a reciclagem de materiais, aulas de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade e compensação das emissões de carbono, além dos concursos de redação sobre temas ambientais.
OS CAMPEÕES