quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Fiscalização e Controle quer garantir transparência dos gastos públicos

03/05/2018
in Política

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pretende encaminhar a órgãos federais como o Banco Central e a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda requerimentos de informação sobre dados dos gastos públicos. O objetivo é garantir a transparência, controle e fiscalização do uso desses recursos públicos. Instituições da sociedade civil reclamam da dificuldade de conseguir acesso a essas informações. 

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Instalação dos trabalhos e eleição dos Presidentes e Vice Presidentes. Dep. Roberto Lucena (PODE   SP)
Roberto de Lucena ouviu sugestões de organizações da sociedade que fiscalizam gastos públicos

Nesta quarta-feira (2), o presidente da Comissão, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), ouviu em reunião interna sugestões de representantes de organizações da sociedade civil que fiscalizam gastos públicos. “Estamos fechando uma série de requerimentos de pedidos de informação, dirigidos a diferentes órgãos, a ministérios para serem apreciados na nossa próxima reunião, na próxima semana”, informou.

Entre os dados a serem requisitados, há pedidos sobre uma diferença de R$ 1 trilhão no balanço do Orçamento de 2017; a identificação dos detentores dos títulos da dívida pública; qual o índice de atualização paralela da dívida pública; o cronograma das cerca de 98.500 obras em andamento no País; e a criação de um portal detalhado com todos os contratos públicos.

Participaram da reunião representantes da Transparência Brasil, Auditoria Cidadã da Dívida, Observatório Social do Brasil e Operação Serenata de Amor. Todas essas entidades atuam na fiscalização e controle do bom uso do dinheiro público e na prevenção da corrupção. Também contribuíram com sugestões os deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Transparência

Pela primeira vez, essas instituições expuseram diretamente ao presidente e membros do colegiado suas principais reivindicações, em um formato diferente do que acontece nas audiências públicas.
Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, destaca a importância do acesso aos dados que o governo não torna explícitos.

“Em relação à dívida pública, a transparência é praticamente nula. Os dados são de difícil acesso e os poucos dados existentes ainda estão sendo suprimidos. Recentemente, o Banco Central suprimiu algumas tabelas de excel do estoque da dívida pública, do estoque das operações compromissadas, que são operações que na prática estão remunerando sobra de caixa dos bancos e provocaram uma despesa de R$ 0,5 trilhão, nos últimos quatro”, revelou.

Por sugestão de Fatorelli, a comissão fará, com urgência, audiências sobre duas propostas que tramitam na Câmara e que podem significar, segundo ela, um rombo nas contas públicas. O PLP 459/17, que permite negociação de direitos de dívidas com estados e municípios; e o PL 9248/17, que cria instrumento de política monetária.

O presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, comemorou o resultado da reunião. “Eu considero histórica. É uma demonstração de que a Casa Legislativa está sensível aos anseios da sociedade. Nos sentimos felizes por saber que teremos um canal de comunicação com a comissão que está liderando nesta Casa algumas ações no sentido de restabelecer a questão da fiscalização e do controle, especialmente dos recursos federais”.

Combate à corrupção
Manoel Galdino, diretor da Transparência Brasil, ressaltou a luta contra a corrupção. “Falta transparência sobre os cronogramas, os recursos públicos e as transferências federais para os estados e municípios nas obras públicas. O controle social é importante para que o Brasil tenha um estado mais eficiente e livre da corrupção”, disse.

Presidente da organização Serenata do Amor, Irio Muskopf, defendeu a padronização dos dados divulgados nos Diários Oficiais. Segundo ele, isso ajudará na fiscalização dos gastos dos 100 maiores municípios brasileiros. “Os deputados se mostraram bastante preocupados em fazer o melhor possível e parece que pode dar bastante resultado isso aí”.

Portal
Na reunião, o deputado Roberto de Lucena também anunciou o lançamento de um portal no site da Câmara dos Deputados, para que a população possa fazer denúncias de corrupção. Isso deverá ocorrer em no máximo um mês. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados também pretende criar uma subcomissão especial para tratar de prevenção e combate à corrupção.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/556780-FISCALIZACAO-E-CONTROLE-QUER-GARANTIR-TRANSPARENCIA-DOS-GASTOS-PUBLICOS.html

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.