sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Proposta susta relação de técnicas de melhoramento com uso de condutores genéticos

03/05/2018
in Política

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Comissão Geral sobre as mudanças climáticas e as metas estabelecidas no Acordo de Paris. Dep. Nilto Tatto (PT   SP)
Tatto: A resolução macula os princípios fundamentais da administração pública, em especial os da legalidade, da supremacia do interesse público, da impessoalidade e o da moralidade administrativa

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 889/18, dos deputados petistas Nilto Tatto (SP) e Patrus Ananias (MG), que susta relação de técnicas de melhoramento genético para gerar produtos com uso de condutores genéticos.

Os condutores são mecanismos que conferem vantagens a determinados genes, para que eles se propaguem em meio a populações de seres vivos com mais facilidade. Esses sistemas foram pensados para controlar pragas resistentes a pesticidas.

As chamadas Técnicas Inovadoras de Melhoramento de Precisão (TIMP), previstas na Resolução 16/18 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), buscam usar esses condutores para melhoramento genético com custo reduzido em relação aos produtos transgênicos, por exemplo.

A técnica de edição genética chamada Crispr/Cas9 é mais simples, barata e eficiente que as usadas anteriormente. De forma simplificada, o Crispr/Cas9 corta o código genético e insere, no espaço aberto, genes de interesse dos cientistas. O sistema é composto por um RNA (uma molécula complementar ao DNA) e uma enzima.

Com o uso dessas técnicas, o produto não seria considerado como Organismo Geneticamente Modificado (OGM) e assim ser registrado pela CTNBio e obter liberação comercial.

Impactos negativos
Segundo os deputados, a resolução ignora impactos negativos da condução genética como mutações; o impacto em outras populações de seres vivos além da focada; e efeitos colaterais no meio ambiente.

Para Tatto e Ananias, a resolução foi editada a partir de uma “simples avaliação protocolar” sem considerar a proteção à saúde e ao meio ambiente. “A CTNBio agiu em nome do privado que tem interesse em reduzir seu custo de produção através da utilização da técnica de condução genética”, informa o documento assinado pelos dois parlamentares.

O único beneficiado com o uso dos condutores genéticos, na opinião dos deputados, é a indústria, porque a técnica “poderá vir a causar impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana através do consumidor final destes produtos”.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto segue para o Plenário.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/556793-PROPOSTA-SUSTA-RELACAO-DE-TECNICAS-DE-MELHORAMENTO-COM-USO-DE-CONDUTORES-GENETICOS.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.