A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços promove seminário nesta segunda-feira (7) em Salvador (BA) para discutir os impactos dos desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional, e as consequências na economia da Bahia.
O deputado Daniel Almeida PCdoB-BA), que pediu a realização do evento, a Petrobras anunciou em março o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) (Fafen-SE).
“A notícia da desativação das atividades das unidades da Fafen mobilizou parlamentares, trabalhadores e os governos da Bahia e Sergipe, que conseguiram prorrogar a efetivação da medida, para o próximo semestre, não afastando, efetivamente, a ameaça de fechamento das unidades”, afirma Almeida.
Segundo o parlamentar, há possibilidade de mais de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação. “A Fafen/BA movimenta uma enorme cadeia, e o seu fechamento representará um baque na economia da Bahia.”
O governador da Bahia, Rui Costa; o presidente da Petrobras, Pedro Parente; e representantes dos setores de comércio, turismo e dos petroleiros foram convidados para discutir o assunto.
O seminário será realizado a partir das 14 horas, no auditório 1 do Senai Cimatec.