A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza na quinta-feira (10) audiência pública para debater a situação da BR-367 nos trechos Ijicatu a Virgem da Lapa; Salto da Divisa-Jacinto-Almenara; e Minas Novas-Virgem da Lapa, em Minas Gerais.
“A pavimentação desses trechos é sonho antigo de toda a população do Vale do Jequitinhonha. A deficiência na infraestrutura de transportes, em especial da BR-367, prejudica – ou mesmo inviabiliza – o desenvolvimento e o deslocamento adequado de pessoas e de mercadorias, trazendo não apenas prejuízos de ordem econômica, mas também ceifando vidas, desestruturando famílias e incapacitando trabalhadores”, afirma o deputado Zé Silva (SD-MG), que sugeriu o debate.
Foram convidados para a audiência:
– o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira;
– o prefeito de Almenara (MG), Ademir Gobira;
– o diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi Mônico Rosa;
– o presidente da Nova Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj), Antônio Rodrigues;
– o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER), Davidsson Canesso de Oliveira;
– o coordenador do Comitê de Gestão do Programa de Aceleração do Crescimento (GPAC), Jean Freire, que é deputado estadual em Minas Gerais.
A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 6.