Promover a autoconsciência dos beneficiários em relação à saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de incentivar a mudança de hábitos não saudáveis. Com esses propósitos, o Planserv- Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais realiza, na próxima quarta-feira (9), o quarto de uma série de encontros que integram a agenda do mais novo Programa de Prevenção, o Sou + Saúde.
O evento, que acontece das 9 às 17h, no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador, é voltado para servidores representados pelo Sindicato dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj). Haverá palestras sobre o novo momento do Planserv, roda de conversa e orientações em saúde. A programação também prevê acolhimento dos beneficiários com atendimentos presenciais e atividades coletivas realizadas por equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
Entre os serviços que serão oferecidos destacam-se a aplicação de testes validados; aula de alongamento; degustação de alimentos saudáveis; medição de pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC), para averiguação de obesidade e sobrepeso; e devolutiva dos resultados do perfil epidemiológico dos participantes do evento.
Os três primeiros encontros, semelhantes a este, foram realizados pelo Planserv no mês de março. O primeiro para beneficiários idosos no Edifício Suarez Trade. O segundo, destinado a servidores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA), no Teatro da Uneb. O terceiro, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), na Associação dos funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afbeb).
Telemonitoramento sistemático
De acordo com a coordenadora de Gestão em Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze, o Programa Sou + Saúde tem buscado acompanhar a saúde dos beneficiários do Planserv, monitorar riscos, promover educação em saúde e entender os cuidados efetivos necessários para a geração de qualidade de vida e bem estar. “A realização desses encontros é uma das formas para atingir esses objetivos”.
Além dos eventos, o programa tem sido desenvolvido a partir do telemonitoramento sistemático que já soma mais de 34.380 atendimentos telefônicos a beneficiários do Planserv. Além da aplicação de questionários, o compartilhamento de dicas efetivas de saúde tem sido promovido durante os contatos.
Outra forma que o Planserv encontrou para reunir informações de base para seu programa de prevenção foi por meio do seu aplicativo, que traz como destaque um teste de avaliação de hábitos de vida e estado de saúde. Após fornecer dados sobre hábitos alimentares, atividade física, peso, altura, tabagismo, pressão arterial, e doenças crônicas, o beneficiário recebe como retorno uma avaliação geral que indica como pode melhorar seu autocuidado. O app pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.
Além de otimizar o gerenciamento dos casos mais graves, facilitar o acompanhamento dos casos moderados e evitar o surgimento de doenças crônicas, o Sou + Saúde’ atua na perspectiva da saúde de forma ampliada e não simplesmente como ausência de doença.
Fonte: Ascom/Planserv