A camisa 10 da Seleção Brasileira já ultrapassou as barreiras materiais do futebol. Deixou de ser apenas uma camisa, um número entre os 23 que são utilizados em toda Copa do Mundo. A camisa 10 é uma instituição, um personagem próprio de toda Seleção Brasileira. Deve ser vestida por um craque, um verdadeiro embaixador do futebol brasileiro.
Na Rússia, essa responsabilidade será de Neymar pela segunda vez consecutiva. E não poderia estar em melhores pés. Referência técnica da equipe, o atacante do Paris Saint-Germain-FRA reúne todos os predicados. A ginga, a genialidade e o faro de gol. Neymar tem toda a confiança de Tite e justifica isso desde a estreia do treinador. Nas duas primeiras partidas do técnico pelas Eliminatórias, o Menino da Vila deixou sua marca: um gol na vitória sobre o Equador, fora, por 3 a 0; e um no triunfo sobre a Colômbia, em Manaus, por 2 a 1.
É por esse tipo de entrega e desempenho que Neymar hoje é o herdeiro natural da camisa que já vestiu Pelé, Ronaldinho e Rivaldo. E não há quem duvide disso.
FICHA TÉCNICA:
Nome completo: Neymar da Silva Santor JúniorData de nascimento: 05/02/1992Local de Nascimento: Mogi das Cruzes (SP)Posição: AtacanteClube: Paris Saint-Germain Football Club (FRA)Estreia na Seleção: 10/08/2010 – Brasil 2×0 USA – Amistoso Minutos em campo pela Seleção: 6.990Convocações: 88Jogos: 83Gols: 53Primeiro gol marcado: 10/08/2010 – Brasil 2×0 USA – Amistoso