Assista ao vivo
A oposição mantém obstrução, por meio da apresentação de requerimentos em Plenário, para tentar inviabilizar a votação da Medida Provisória 811/17. Essa MP permite à Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) realizar diretamente a comercialização da parte de óleo devida à União na exploração de campos da bacia do pré-sal com base no regime de partilha.
O deputado Ivan Valente (Psol-SP) lembrou que, à época da votação do regime de exploração do pré-sal, o partido votou a favor da estatização. O líder do partido, deputado Chico Alencar (RJ), disse que o governo tem tratado a Petrobras com “viés privatizante”.
Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que a proposta tira poderes da Petrobras. “A MP tira a prerrogativa da Petrobras para fazer a melhor gestão possível do excedente em óleo da União, petróleo que alimenta o fundo social, com o objetivo de entregar para comercialização direta e muitas vezes sem leilão”, criticou.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) destacou que a proposta permite venda do óleo por valor menor que o de mercado. “Foi criada agência para regulamentar preço do petróleo, e a MP autoriza a venda do óleo em preço menor do que o fixado pela Agência Nacional do Petróleo, que regula o sistema”, disse.
Mais informações a seguir
Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube