sábado, 23 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Paim destaca os 130 anos da Lei Áurea e aponta racismo estrutural no Brasil

15/05/2018
in Política

Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou os 130 anos da abolição da escravatura — a Lei Áurea — celebrado no domingo, 13 de maio.

O parlamentar lembrou que, embora a escravidão tenha sido abolida no Brasil há mais de um século, o racismo ainda faz parte da realidade do país. Ele mencionou os elevados índices de homicídios, que a seu ver têm como causa a desigualdade social e o racismo estrutural, já que a maior parte das vítimas são pessoas pobres e negras.

— Não posso me omitir, não posso me calar diante da banalidade com que se desenrola o genocídio da população, principalmente, negra no Brasil — declarou o parlamentar.

Ele mencionou a taxa de homicídios no Brasil. Dados oficiais apontam que, em 2016, mais de 61 mil cidadãos foram assassinados, sendo 53% das vítimas jovens; 77% pessoas negras e, 93%, do sexo masculino. Paim afirmou que o país marginaliza, extermina e subaproveita o trabalho da população negra e branca pobre.

— É um jogo de perdedores. Todos mundo perde. A violência só aumenta. É impossível dizer quantos músicos excepcionais, quantos cientistas brilhantes, quantos médicos inovadores, quantos intelectuais que poderiam ter mudado o mundo, quantos deles e delas o nosso racismo cotidiano não enterrou nesses sacos plásticos pretos, na vala de indigentes — afirmou o senador, segundo o qual a desigualdade racial viola os direitos humanos de milhões de brasileiros e tem um custo alto para o desenvolvimento econômico do país, com graves consequências humanitárias.

Paim observou ainda que população negra tem, em média, cerca de dois anos a menos de estudos do que a população não negra, que já tem um nível educacional baixo comparado aos países desenvolvidos. Dado que os negros são 55% da população, o Brasil compromete a sua competitividade pela limitação, nesse nível de escolaridade, de negros e brancos pobres.

— Há uma disputa desigual, e, na economia global, nós vamos ficando para trás — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/14/paim-destaca-os-130-anos-da-lei-aurea-e-aponta-racismo-estrutural-no-brasil

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.