segunda-feira, 21 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre participa de lançamento do Pacto Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia nesta quarta « Acre

16/05/2018
in Acre

Representado pelo coordenador da Divisão de Promoção e Cidadania LGBT da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sejudh), Germano Marinho, o Acre participa nesta quarta-feira, 16, do lançamento do Pacto Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia, do Ministério de Direitos Humanos da Presidência da República.

O coordenador da Divisão de Promoção e Cidadania LGBT entregará ao ministério o Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia, assinado pelo governador do Acre, Tião Viana.

“Esse é um passo muito importante assinando ao termo de adesão ao pacto de enfrentamento à homofobia e violência contra os grupos LGBTs, pois o documento tem vigência de dois anos, no qual o governo se compromete enfrentar esse tipo de violência e discriminação às pessoas LGBTs do Acre”, destacou Marinho.

Ele ressalta ainda que o deputado federal Raimundo Angelim destinou emenda parlamentar de R$ 100 mil para a Sejudh nas ações de enfrentamento à violência e homofobia, que vem casar junto à proposta do governo federal com o Pacto Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia.

Violência contra LGBT em números

Em 2017, o Disque 100 da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos recebeu 1.720 denúncias de violência contra, gays, bissexuais, travestis e transexuais, num total de 70,8%, por descriminação. Em seguida, com 53,3%, está a violência psicológica e física, com 31,8%.

As atividades em Brasília marcam também o Dia Nacional de Combate à Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. A data foi escolhida em 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Internacional de Doenças (CID), por não considerá-lo doença, e sim um traço de personalidade do indivíduo.

No Brasil, somente em 2010, por meio do decreto presidencial, o Dia Nacional da Homofobia foi instituído. A partir de então, estados e municípios iniciaram políticas especificas para intensificar as ações de combate à violência e ao preceito de descriminação.

O que é o Pacto Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia?

Esse documento tem como proposta promover e articular ações que combatam a violência, priorizando o respeito à dignidade e à diversidade humana. Nele, os estados, o Distrito Federal e o governo federal assumem o compromisso conjuntamente para enfrentar a LGBTfobia.

Uma das demandas apresentadas pelos estados é a destinação de recursos para execução das ações. Com isso, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, assinará edital para a seleção de proposta de ações de enfrentamento à violência LGBTfobia que serão financiadas pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, por meio de convênio.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-participa-de-lancamento-do-pacto-nacional-de-enfrentamento-a-lgbtfobia-nesta-quarta

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.