sábado, 30 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Convênio entre Sebrae e MMA diminui burocracia para os pequenos negócios

17/05/2018
in Brasil

O Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente assinaram nesta quarta-feira (16), um convênio para facilitar os tramites burocráticos dos processos de licenciamento de micro e pequenas empresas consideradas de baixo risco. O evento ocorreu durante a abertura da 9ª Feira do Empreendedor, que está sendo realizada em Belém, com a presença de mais de 35 pessoas. Na ocasião, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos lembrou que são os pequenos negócios os responsáveis pela geração de emprego e renda no País, que nos últimos 10 anos gerou mais de 11 milhões de vagas no mercado de trabalho. O ministro do Meio Ambiente, Edson Gonçalves Duarte ressaltou que o acordo ajudará no desenvolvimento da economia do País.

“Não existe políticas sociais se não virem acompanhadas da geração de empregos”, afirmou Afif. Segundo ele, os pequenos negócios veem o empreendedorismo como um sonho de liberdade. “Hoje são eles que carregam o País nas costas”, ressaltou o presidente do Sebrae, se referindo às micro e pequenas empresas, observando que, enquanto isso, médias e grandes empresas fecharam postos de trabalho em decorrência da modernização do setor, por causa da tecnologia.

“O Brasil tem solução, que é a força de trabalho seu povo e, por isso, temos que acabar com a burocracia que é para que todos possam trabalhar”, afirmou Guilherme Afif, que também criticou propostas de setores do Judiciário, que ameaçam diminuir no Orçamento, recursos para os pequenos negócios. Segundo o presidente do Sebrae, o acordo assinado com o Ministério do Meio Ambiente estava sendo analisado há 10 anos, mas teve seu desfecho nesta quarta-feira.   

Convênio

O convênio assinado entre o Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente tem como objetivo a simplificação e uniformização dos processos de licenciamento ambiental envolvendo MEI, microempresas e empresas de pequeno porte. Hoje, o Brasil está na 174ª posição entre 189 economias que são avaliadas no critério facilidade na abertura de um empreendimento. Na média, o prazo é de até 83 dias, enquanto que em outros países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), o procedimento leva oito dias.

Muitas vezes, os processos exigem medidas duplicadas e a realização de vistorias prévias nos empreendimentos de baixo risco. Isso se deve ao excesso de burocracia, causando dificuldades para o pequeno negócio. “O convênio não é apenas importante para o Sebrae, mas para quem realmente empreende e ajuda na economia do Brasil”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=ddc2266ff7963610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.