quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Finanças permite que banco oficial cobre juros menores no exterior

18/05/2018
in Política

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a MP 811/17, que autoriza empresa pública a vender diretamente petróleo do pré sal da União. Dep. Julio Lopes (PP   RJ)
Parecer do relator, Julio Lopes, recomenda a rejeição da proposta

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei 2488/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que proíbe os bancos públicos de fornecerem linhas de crédito no exterior com taxas de juros abaixo das cobradas em operações semelhantes no País.

A proibição independe da fonte de recursos que propicia a linha de crédito e aplica-se inclusive às operações de apoio à inserção internacional de empresas brasileiras.

O objetivo da proposta é evitar que um banco conceda financiamento para uma empresa ou governo estrangeiro em condições mais vantajosas do que as oferecidas para uma empresa brasileira.

Segundo Rêgo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou projetos de infraestrutura em outros países com taxas inferiores à praticada internamente pela instituição, que tem por base a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), e ao custo de captação dos recursos, expondo a instituição a prejuízos.

Para o relator na comissão, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), o caráter estratégico da presença das empresas brasileiras é relevante, por ampliar perspectivas de negócios e consolidar a presença nacional nos mercados mundiais. “Nossas instituições de fomento, para concorrerem exterior, terão que se adequar a uma outra realidade, o que torna natural a prática de taxas inferiores às do território brasileiro”, disse.

Lopes afirmou que as taxas de juros praticadas em outros países são “substancialmente inferiores” às taxas internas brasileiras.

Tramitação
O projeto foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço em maio de 2017. Como recebeu pareceres diferentes em comissões de mérito, ele perdeu o caráter conclusivo.

Com isso, o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/557609-FINANCAS-PERMITE-QUE-BANCO-OFICIAL-COBRE-JUROS-MENORES-NO-EXTERIOR.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.